quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 30 Novembro 2011

Memória Histórica - 30 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A Batalha de Seattle em 1999. O primeiro jogo internacional de futebol. Charles Chaplin estreia-se no cinema. Nasceram Mark Twain, Winston Churchill, Gael García Bernal. Morreu Fernando Assis Pacheco. Michael Jackson e "Thriller".

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 29 Novembro 2011

Memória Histórica - 29 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Embarque da família real portuguesa para o Brasil. A partição da Palestina em 1947. Hertz descobre as ondas electromagnéticas. Nasceram Egas Moniz, Joel Coen. Jackie Wilson e "Talk that talk".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Glorioso Povo Sacrificado

O verdadeiro Fado.

Fado - Património Cultural Imaterial da Humanidade

O Fado é de Portugal, é do Mundo...
é de todos nós!

"O Senhor Ministro informa-se com quem?"


Durante uma audição da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, o deputado comunista Bruno Dias deixou o Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Pereira, sem respostas.
"Como pode vir para aqui apresentar uma estratégia se nem nos "fait-divers" acerta?", perguntou o deputado, na Comissão sobre o Plano Estratégico de Transportes, durante a parte do debate sobre regalias de trabalhadores e tarifas na área dos transportes.
"O Senhor informa-se com quem antes de vir para aqui?", insistiu o deputado, deixando o Ministro Álvaro Pereira pouco confortável.
Um Deputado muito bem informado e um Ministro muito pouco preparado.

Cartoon Elias - 28 Novembro 2011

Memória Histórica - 28 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Estreia do "Concerto n.º 5 para Piano" de Beethoven. Fernão de Magalhães chega ao Oceano Pacífico. A primeira Polaroid. Nasceram William Blake, Claude Lévi-Strauss, John Stewart. Morreu Matsuô Bashô. The Monkeys e "I'm a believer".

domingo, 27 de novembro de 2011

Memória Histórica - 27 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Passagem do cometa Halley em 1985. A fundação da cidade da Guarda. O assassinato de Harvey Milk. Margaret Thatcher deixa a liderança do Partido Conservador inglês. Inventados os fósforos de fricção. Nasceram Anders Celsius, Bruce Lee e Alexander Dubcek. Os Beatles e "I am the walrus".

sábado, 26 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Basta de Bananas!

Duarte & Companhia

Tranquilos! Nada vai passar a esta gente.

Governo vs Greve Geral

Portugal em Greve II

Cartoon Elias - 25 Novembro 2011

Memória Histórica - 25 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Golpe de 25 de Novembro de 1975 em Portugal. Nasceram Karl Benz, Eça de Queirós, Catarina de Bragança. Morreu Yukio Mishima. "Rudolph, The Red Nose Reindeer" chega ao top.

Cartoon Elias - 24 Novembro 2011

Memória Histórica - 24 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Abel Tasman descobre a Tasmânia. O trânsito de Vénus. Mobutu Sese Seko chega ao poder. Nasceram Bento Espinoza, António Gedeão, Emir Kusturica. Morreu Freddie Mercury. Barbara Streisand e Donna Summer com "Enough is enough / no more tears".

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nosso Senhor de Portugal

O Nosso Senhor de Portugal tem Facebook e responde ao desassossego de alguns portugueses que ainda acreditam nele. Pode ler-se, "Felizmente tenho descoberto também nesta plataforma que muitos são os Portugueses que acreditam". (...) "À Ana Isabel, ao Richard e a todos os que aqui escrevem diariamente peço que não deixem de acreditar".

Cartoon Elias - 22 Novembro 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Assembleia da República II

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recebe 7.255 euros de pensão por dez anos de trabalho como juíza do Tribunal Constitucional.

Por não poder acumular esse valor com o ordenado de Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves abdicou de receber pelo exercício do actual cargo, cujo salário é de 5.219,15 euros, mantendo o direito a ajudas de custo no valor de 2.133 euros.

Incrível!

Quanto é que a actual Presidente da Assembleia da República descontou para a sua Reforma?

Desejo uma resposta urgente.

Passos em Angola

Viagem relâmpago ao Kimbo.

Imagem do Dia

Manifestantes frente ao Banco Central Europeu - Frankfurt

Memória Histórica - 20 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A morte de Franco e o fim da ditadura em Espanha. Xanana Gusmão é preso pelas forças militares indonésias em Timor-Leste. O Tratado de Lusaka leva ao cessar-fogo da UNITA. Casamento de Isabel de Inglaterra e Philip Mountbatten. Nasceram Selma Lagerlof, Edwin Hubble. Leo Reisman canta "Happy Days are Here Again".

Cartoon Elias - 19 Novembro 2011

Memória Histórica - 19 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A inauguração do Museu do Prado em Madrid. Encontro de Gorbachev e Reagan dá início à "coexistência pacífica" da Guerra Fria. O golo 1000 de Pelé. Nasceram Américo Thomaz, Calvin Klein e Jodie Foster. Os Tears for Fears com "Shout".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Guarda do Banco de Portugal

(clicar imagem)

Atracção Fatal

"Boas Festas" aos Contribuintes

(clicar na imagem)

Cartoon Elias - 18 Novembro 2011

Memória Histórica - 18 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A primeira tira da banda desenhada "Calvin & Hobbes". A primeira Selecção Portuguesa de Futebol. Mickey Mouse estreia-se na animação. Nasceram Jacques Daguerre, Peter Schmeichel e Chloe Sevigny. A banda sonora do filme "Música no Coração" chega ao nº1 do top britânico - "My Favourite things" foi um dos êxitos.

Cartoon Elias - 17 Novembro 2011

Memória Histórica - 17 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A construção do Convento de Mafra. Publicado o "Memorial do Convento", de José Saramago. Inaugurado o canal do Suez. A Revolução de Veludo, na Checoslováquia. O primeiro rato de computador. Nasceram Martin Scorsese, Sophie Marceau, Rem Koolhaas. Joaquim Machado de Castro. Os Wham! cantam "Wake Me Up Before You Go Go".

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 16 Novembro 2011

Memória Histórica - 16 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A colonização espanhola da América do Sul. A proclamação da República no Brasil. A inauguração do Estádio do Dragão. A criação do LSD. José Saramago. Diana Krall. Jimi Hendrix toca "Voodoo Child".

Cartoon Elias - 15 Novembro 2011

Memória Histórica - 15 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A Conferência de Berlim. Manifestações em Washington contra a guerra do Vietname. O surgimento do Conservatório Nacional. A invenção da lâmina de barbear descartável. William Herschel. D. Manuel II. Nasceram Erwin Rommel, Georgia O'Keeffe, Duarte Pacheco. Os Jefferson Airplane cantam "Somebody to Love".

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diário de uma República

Então o Mestre João Pedro Martins Santos vai receber
o subsídio de férias e de Natal?

O Rei vai nú

Cartoon Elias - 14 Novembro 2011

Memória Histórica - 14 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A Guerra Civil da Rússia. A Checoslováquia torna-se uma república. Espanha abandona o Sahra Ocidental. O comboio no canal da Mancha. Leonard Bernstein na Orquestra Filarmónica de Nova Iorque. Nasceram Júlio Dinis, Claude Monet, Amadeo de Souza-Cardoso e Carlos de Mountbatten-Windsor, Príncipe de Gales. Cliff Richard canta "Livin' Doll'".

Memória Histórica - 13 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: O desastre do Prestige. Os EUA assumem o controle de Cabul. Nasceram Robert Louis, autor d'"A Ilha do Tesouro" e Santo Agostinho. Siouxsie and the Banshees cantam "Metal Postcard".

sábado, 12 de novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Face Oculta de Armando Vara


Cartoon Elias - 10 Novembro 2011

Memória Histórica - 10 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A motocicleta estreou-se nas estradas. Começou nos Estados Unidos a Rua Sésamo. O estudante americano Fred Cohen apresentou e documentou o primeiro vírus de computador. Episódio "Por que no te callas?". Nasceram Álvaro Cunhal, Richard Burton, Neil Gaiman. Morreram Miriam Makeba e Mustafa Kemal Ataturk. Billie Holiday canta "Fine and Mellow".

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 09 Novembro 2011

Memória Histórica - 09 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Queda do Muro de Berlim. Noite de Cristal, na Alemanha. Instauração da República de Weimar. Início da construção do Palácio da Ajuda. Nasceram Luiz Felipe Scolari, Carl Sagan. Smokey Robinson e os The Miracles lançaram o êxito "You've really got a hold on me".

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 08 Novembro 2011

Memória Histórica - 08 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Abriu as portas ao público o Museu do Louvre. O cientista Wilhelm Röntgen descobriu as imagens de raio X. John Fitzgerald Kennedy eleito 35.º Presidente dos EUA. Nasceram Edmond Halley, Christian Bernard e Alain Delon. Harry Nilsson gravou "Everybody's Talkin".

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Monumento à passividade dos portugueses‏

Projecto do monumento a erigir na Peneda do Gerês, como forma a homenagear a posição dos portugueses perante as medidas de austeridade.

Cartoon Elias - 07 Novembro 2011

Memória Histórica - 07 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Abriu ao público o MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Foi promulgada no Brasil a Lei Feijó. Magic Johnson, lenda viva do basquetebol americano, anunciou publicamente que estava infectado com o vírus HIV. Nasceram Francisco Zurbarán e Cecília Meireles. Os Depeche Mode lançam "I Just Can't get Enough".

Memória Histórica - 06 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Começou a Marcha Verde em Marrocos. Terminou a batalha de Ypres, na I Guerra Mundial. Nasceram Adolphe Sax, Robert Musil, Sophia de Mello Breyner. Surgiram os Sex Pistols. Joe Cocker e Jennifer Warnes com "Up Where we Belong".

Cartoon Elias - 05 Novembro 2011

Memória Histórica - 05 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Terminou o primeiro cerco de Diu. Marie Curie tornou-se a primeira mulher a ensinar na Sorbonne. Eisenhower foi eleito presidente dos EUA. Eleições na Nicarágua. Nasceram Vivien Leigh, Bernard Henry Lévy, Bryan Adams e Tilda Swinton. Os Led Zeppelin lançaram "Immigrant Song".

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cartoon Elias - 03 Novembro 2011

Memória Histórica - 03 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: Getúlio Vargas chega ao poder no Brasil. É fundada a Associação Académica de Coimbra. Começa a retirada das tropas alemãs na II Batalha de El Alamein. Laika é o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço, a bordo do Sputnik 2. Nasceram Benvenuto Cellini, André Malraux, Monica Vitti. Os Beatles gravam Michelle.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Referendo - Jogada genial de Papandreou

Manuel Maria Carrilho defendeu na TVI24 que a decisão de Papandreou de levar a referendo uma nova ajuda externa à Grécia, foi uma "jogada genial", uma vez que devolve ao povo o poder da decisão, ou seja, o factor democracia. "Eu acho que no poker europeu é uma jogada genial, um lance genial de Papandreou. No sentido em que vai alterar os dados, todos os dados do jogo. Introduz um factor que é a democracia".
Carrilho considerou ainda que Papandreou não tem nada a perder. "Eu não compreendo que se esteja a dizer aos gregos, há não sei quantos meses, paguem as dívidas, e quando se apela ao voto, se diga: não se pode, os gregos não podem decidir o seu destino. Colocaram Papandreou numa situação que ele não tem nada a perder".

Em Setembro, Passos Coelho não afastava a possibilidade de um novo pedido de ajuda externa a Portugal face a um cenário inesperado da Grécia. "Estamos à beira de uma situação de grande incerteza, senão de incumprimento por parte de um Estado da União Europeia e do euro, pelo que essa situação poderia trazer para Portugal consequências desastrosas, sobretudo ao nível do financiamento da banca e da economia, que é uma situação que precisamos de nos proteger", (...) "se alguma coisa muito negativa acontecer na Grécia, poderá haver necessidade de reforço da ajuda do sistema financeiro português e até do próprio Programa de Assistência Externa".

Pois, neste cenário, está na hora de lançar um cartão vermelho ao Governo de Passos e exigir um "Referendo".

Reformas na Suiça


Na Suíça, ao contrário de Portugal, não há reformas de luxo. Para evitar a ruína da Segurança Social, o Governo helvético fixou que o máximo que um suíço pode receber de reforma são 1700 euros. E assim, sobra dinheiro para distribuir pelas pensões mais baixas.
Exemplo a seguir?
Nem pensar nisso!
Ainda há muito que estorquir e explorar o povo português. Enquanto o país não for vendido e os portugueses não estiverem a morrer de fome estamos no bom caminho senhores políticos.

Cartoon Elias - 02 Novembro 2011

Memória Histórica - 02 Novembro 2011


DESCRIÇÃO: A primeira tripulação chega à Estação Espacial internacional. O governo britânico dá a conhecer o seu apoio à criação de uma pátria judaica na Palestina. Em 1930, Haile Selassie é coroado imperador da Etiópia. Nascidos a 2 de Novembro: Teixeira de Pascoaes, Luchino Visconti e Burt Lancaster. Julie London com "Cry me a river".

terça-feira, 1 de novembro de 2011