sábado, 30 de junho de 2012

Reunião do Conselho Europeu

Mariano Rajoy defendia na Reunião do Conselho Europeu a recapitalização directa da banca em Espanha. Após várias horas de acalorada discussão, os líderes da zona euro permitiram que o resgate à banca espanhola possa ser injectado directamente nas entidades com problemas sem passar pelo Estado, com o objectivo de acabar com a dinâmica de contagio entre dívida soberana e privada.
Mariano Rajoy apressou-se a deitar foguetes proclamando victória sobre Merkel.
A letra pequena do acordo trará por certo dúvidas sobre o êxito de Espanha.
Aguardemos pelos mercados e próximos episódios.

Cartoon Elias - 30 Junho 2012

(clicar imagem)

Memória Histórica - 30 Junho 2012


DESCRIÇÃO: A "noite das facas longas" na Alemanha nazi. Último dia de soberania britânica em Hong Kong. Publicado o romance "E tudo o vento levou". O Brasil vence pela quinta vez o Mundial de Futebol, em 2002. Nasceram Anthony Mann, Czeslaw Milosz, Francisco da Costa Gomes, Michael Phelps. Os New Kids on the Block com "Step by step".

sexta-feira, 29 de junho de 2012

S. Pedro de Massamá

Cartoon Elias - 29 Junho 2012

(clicar imagem)

Memória Histórica - 29 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Dia de São Pedro. O vaivém Atlantis acopla com a estação espacial MIR. Incêndio destrói o Teatro Globe, em Londres. Forças iraquianas assumem formalmente o controlo de Bagdad e outras cidades do Iraque. Nasceram Antoine de Saint-Exupéry e Rosa Mota. Morreu Paul Klee. Billy Haley and The Comets com "Rock around the clock".

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Intimidades

Cartoon Elias - 28 Junho 2012

(clicar imagem)

Memória Histórica - 28 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Atentado ao arquiduque Franz Ferdinand abre caminho à I Grande Guerra. Assinatura do Tratado de Versailles. Tropas americanas passam a soberania de Bagdad a um governo iraquiano. Invenção do saxofone. Primeiro voo comercial transatlântico Lisboa-Nova Iorque. Nasceram Rubens, Jean Jacques Rousseau, Luigi Pirandello. Os 10CC com "I'm not in love".

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Portugal vs. Espanha - Agarrar o touro pelos cornos!

Vamos agarrar o touro pelos cornos!

Discursos da Tanga

Que grande tanga!
Passos Coelho sobre eventuais novas medidas de austeridade afirmou que "Não há nesta altura nenhuma intenção do Governo de tornar mais exigente o quadro de austeridade sobre os portugueses", garantindo que procurará que quaisquer medidas a adoptar penalizem o menos possível os portugueses.

Eurocopa 2012 - Cristiano Ronaldo

Portugal nas finais da Eurocopa 2012
Gooooooooooooooooooooloooooooo
de Portugal!
Olé "Pichichi"!

Trespassa-se Governo

Cartoon Elias - 27 Junho 2012

(clicar imagem)

Memória Histórica - 27 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Ramalho Eanes eleito I Presidente da República após o 25 de Abril. Os motins de Stonewall. Registada a patente do gramofone. Apresentado o sistema precursor da televisão. Começou a funcionar a primeira central nuclear do mundo. Publicado o primeiro estudo que ligou o tabaco ao cancro. Nasceram Helen Keller e João Guimarães Rosa. Whitney Houston e "I wanna dance with somebody".

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cartoon Elias - 26 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 26 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Revelado o mapa básico do genoma humano. Criação do código de barras. Proibição das Conferências do Casino Lisbonense. J.F. Kennedy faz o célebre discurso "Sou um berlinense". Nasceram Gilberto Gil, José Barata Moura e Manu Chao. The Byrds e "Mr. Tambourine Man".

Cartoon Elias - 25 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 25 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Morre Michael Jackson, o rei da pop. Primeira transmissão de televisão a cores. Primeira emissão de televisão transatlântica por satélite. Publicado o "Diário de Anne Frank". Início da guerra da Coreia. Moçambique torna-se independente. Inauguração do Museu Berardo de Arte Contemporânea. Nasceram Antoni Gaudi e Álvaro Siza Vieira. Morreu Jacques Cousteau. A música dos Marretas.

Cartoon Elias - 24 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 24 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Festas de S. João. A Batalha de S. Mamede. As tropas napoleónicas invadem a Rússia. Publicado o relatório oficial do mistério de Roswell. A primeira exposição de Pablo Picasso. Nasceram S. João da Cruz e Lionel Messi. Morreu Carlos Gardel. Os Soul II Soul e "Back to life".

sábado, 23 de junho de 2012

Iniciativa Presidencial

Cartoon Elias - 23 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 23 Junho 2012


DESCRIÇÃO: D. Miguel faz-se proclamar rei e dá início às Guerras Liberais. Inaugurada a Exposição do Mundo Português. Pierre de Coubertin cria o Comité Olímpico. Christopher Sholes recebe a patente da máquina de escrever com teclado QWERTY. Jack Kilby recebe a patente dos circuitos integrados. Nasceram Josephine de Beauharnais, Anna Akhmatova e Zinedine Zidane. Morreu Boris Vian. Nat King Cole e "Too Young".

Cartoon Elias - 22 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 22 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Galileu Galilei é condenado pelo Tribunal da Inquisição. Criado o Observatório Real de Greenwich, em Inglaterra. O Estado Novo português instaura o exame prévio (a censura) aos jornais. Hitler começa a invasão da União Soviética. Nasceram Billy Wilder, Abbas Kiarostami e Meryl Streep. Morreram Judy Garland e Fred Astaire. Stevie Wonder e "Fingertips".

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uganda responde a Mariano Rajoy

 
SMS de Mariano Rajoy a De Guindos
"Aguanta. Somos la cuarta potencia de Europa.
España no es Uganda".
Santiago Jiménez, colaborador em Espanha da Embaixada do Uganda em Paris, responde a Mariano Rajoy: "A nosotros no nos han tenido que rescatar, ni hemos pedido ayuda al FMI. Hemos pasado de un 25% de inflacción a un 18% con una banca nacional africana y sin pedir ningún préstamos, cosa que no pueden decir otros países... como España". (...) "A nosotros no nos han tenido que rescatar ni hemos pedido un préstamos de 100.000 millones". (...) "estaría bien una disculpa".

"España no es Uganda"

 
Luis de Guindos, Ministro da Economia de Espanha, negociava com a União Europeia o resgate aos bancos espanhóis. Ao que parece, a reunião foi bastante tensa e países como a Holanda, Austria, Finlândia e Estónia mantiveram uma postura bastante intransigente com Espanha, somente França e Itália mostraram o seu apoio. Luis de Guindos foi surpreendido com um SMS enviado por Mariano Rajoy na intenção de o animar com o seguinte texto:
"Aguanta. Somos la cuarta potencia de Europa.
España no es Uganda".

Cartoon Elias - 21 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 21 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Terminou a Batalha de Okinawa. Batalha de Vitoria, em Espanha. Criada a primeira roda gigante, em Chicago. Nasceram Machado de Assis, Jean-Paul Sartre, Benazir Bhutto, Michel Platini, Príncipe William de Gales. Os Captain & Tennille com "Love will keep us together".

quarta-feira, 20 de junho de 2012

As ameaças de Miguel Mozart

Miguel Relvas saiu ilibado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) da acusação de ter ameaçado divulgar a vida pessoal de uma jornalista do jornal "Público" que acompanhava o caso das secretas.
A versão final da deliberação do processo foi hoje votada em reunião do conselho regulador, com 3 votos favoráveis e dois contra. Carlos Magno, Presidente da ERC, Raquel Alexandra e Luísa Roseira votaram a favor da deliberação, enquanto Arons de Carvalho, Vice-Presidente da instituição, e Rui Gomes manifestaram-se contra.
Carlos Magno e as vogais Raquel Alexandra e Luísa Roseira, nomes indicados por Miguel Relvas para a ERC. Está tudo dito.
Votações normais no "País das Bananas".

Cartoon Elias - 20 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 20 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Lançado o imposto para a construção do Aqueduto das Águas Livres. Criados os estatutos da Universidade de Oxford. A rainha Vitória de Inglaterra sobe ao trono. Criado o "telefone vermelho" entre Washington e o Kremlin. Nasceram Erroll Flynn, Martin Landau, Nicole Kidman, Paulo Bento e Frank Lampard. O Duo Ouro Negro e "Lindeza".

terça-feira, 19 de junho de 2012

Facebook Passos Coelho - Denúncia

 
(clicar imagem)
Facebook Passos Coelho - Denúncia

Cartoon Elias - 19 Junho 2012

(clicar imagem)

Memória Histórica - 19 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Publicada a primeira tira do Garfield. Primeira reunião da Assembleia Constituinte da I República aprova a nova bandeira e o hino "A Portuguesa". Julius e Ethel Rosenberg são executados. Entra em funcionamento o Banco de Sementes de Svalbard. Eratóstenes calcula a medida da circunferência e do diâmetro da Terra. Nasceram Chico Buarque e Salman Rushdie. Os Four Tops e "Can't help myself".

segunda-feira, 18 de junho de 2012

XIX Governo Constitucional

 
(clicar imagem)
XIX Governo Constitucional
Eliminar Elementos Múltiplos

Assembleia da República


(clicar imagem)
Assembleia da República
Eliminar Elementos Múltiplos

Caso das "Secretas"

 
Costureirinhas de São Bento
Estudo da Eurosondagem
para o "Expresso" e "SIC" 
Está tudo dito.
Aguardamos pela decisão do Senhor Silva. 

Eurocopa 2012 - Portugal vs. Holanda

Cartoon Elias - 18 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 18 Junho 2012


DESCRIÇÃO: A Batalha de Waterloo. Divulgada a notícia da morte de Pol Pot. Surgem os LP, os discos de vinil "Long Play". Nasceram Paul McCartney e Maria Bethânia. Morreu Roald Amundsen. Beck e "Devil's haircut".

Cartoon Elias - 17 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 17 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Assalto ao edifício Watergate abre escândalo político na presidência de Richard Nixon. A morte de Mumtaz Mahal leva o marido a fazer erguer o Taj Mahal. Perseguição policial a OJ Simpson. Rudolf Nureyev foge para o ocidente. Nasceram Igor Stravinsky e MC Escher. Pat Boone com "Love letters in the sand".

sábado, 16 de junho de 2012

Mega Pic-Nic Presidencial - 16 Junho 2012

Portugal no seu melhor 

Mega Pic-Nic - 16 Junho 2012

 
Produtos Nacionais

Memória Histórica - 16 Junho 2012


DESCRIÇÃO: A revolta do Soweto em 1976. Comemorações do Bloomsday na Irlanda. Inauguração do Estádio do Maracanã. Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço. Nasceram Giovanni Bocaccio, Stan Laurel, Ivan Lins. John Travolta e Olivia Newton-John com "You're the one that I want".

Cartoon Elias - 15 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 15 Junho 2012

DESCRIÇÃO: João I de Inglaterra assina a Magna Carta. Jean Baptiste-Denys faz a primeira transfusão de sangue para um ser humano. Benjamin Franklin faz a experiência do papagaio de papel, demonstrando que os relâmpagos são electricidade. Charles Goodyear regista a patente da vulcanização. Pablo Neruda publica os "20 poemas de amor e uma canção desesperada". Nasceram Edvard Grieg, Hugo Pratt e Demis Roussos. Os The Cure e "Boys don't cry".

quinta-feira, 14 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cartoon Elias - 13 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 13 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Estreia de dois filmes de Spielberg: "ET, o Extraterrestre", e "Parque Jurássico". Inaugurado o túnel ferroviário do Rossio. As colónias portuguesas passam a ser designadas "províncias ultramarinas". Nasceram Carlos Seixas e Richard Strauss. Pérez Prado e "Cherry Pink and Blossom White".

terça-feira, 12 de junho de 2012

Marchas Populares 2012 - Marcha de São Bento

 
Portugal é sempre Portugal!
A rua é nossa.

Espanha - Bem-vindo ao Mundo dos Porcos II

Espanha - Bem-vindo ao Mundo dos Porcos I

Cartoon Elias - 12 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica 12 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Portugal assina o tratado de adesão à CEE. Nascimento do "Zé Povinho". Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua. Reagan desafia Gorbachov a derrubar o muro de Berlim. Nasceram Roberto Ivens e Anne Frank. Billie Holiday e "Travelling light".

Cartoon Elias - 11 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 11 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Estreia de dois filmes de Spielberg: "ET, o Extraterrestre", e "Parque Jurássico". Inaugurado o túnel ferroviário do Rossio. As colónias portuguesas passam a ser designadas "Províncias Ultramarinas". Nasceram Carlos Seixas e Richard Strauss. Pérez Prado e "Cherry Pink and Blossom White".

Cartoon Elias - 10 Junho 2012

 
(clicar imagem)

Memória Histórica - 10 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Morte do poeta Luís de Camões. Laszlo Biro regista a patente da esferográfica. Criação dos Alcóolicos Anónimos. Inauguração do Estádio Nacional do Jamor. A nova Millennium Bridge, em Londres. Nasceram Judy Garland e João Gilberto. Morreu Ray Charles. Aretha Franklin e "Respect".

sábado, 9 de junho de 2012

Cartoon Elias - 09 Junho 2012


(clicar imagem)

Memória Histórica - 09 Junho 2012


DESCRIÇÃO: Acordo de paz entre a NATO e a Jugoslávia põe fim à "Guerra do Kosovo". Israel captura os Montes Golan durante a "Guerra dos Seis Dias". A estreia do Pato Donald. Começou o Mundial de Futebol de 2006. Nasceram Cole Porter, Johnny Depp e Natalie Portman. Cindy Lauper com "Time after time".

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Que é isso de "democracia partilhada"?

 
Cada vez se percebe menos o significado exacto dos discursos do Dr. Passos Coelho.
Agora, numa magna reunião qualquer, confessou uma doce esperança, na "democracia partilhada." Partilhada como, com quem e com quê? Com os bancos, com a troika, com a senhora Merkel, com aqueles cujo rosto desconhecemos? O português não precisa de ser medianamente letrado para recusar esta "partilha." E, apesar da propaganda do Governo, já não admite, acrítico e resignado, a falácia do que lhe é dito.
As coisas ainda não se moveram o suficiente para que extraiamos conclusões. Porém, as últimas sondagens são de molde a fazer reflectir alguns e a alimentar noutros uma réstia de esperança. Não podemos continuar a assistir ao vexame de o Primeiro-Ministro de Portugal se comportar como um subalterno abjecto da chanceler alemã. Ao seguir-lhe o passo e ao apoiá-la, em decisões gravíssimas, como a rejeição das euro-obrigações, contrariando Hollande, Monti, Rajoy, Juncker e instituições respeitáveis, Passos Coelho pareceu um servil trintanário.
O homem anda muito mal avisado, e sugiro ao meu velho amigo Luís Fontoura, lido, reflectido e sábio, que lhe indique uns livros e o persuada a dar a volta, ao arrepio desses "conselheiros", certamente inimigos, que o empurram para a fossa. De contrário, estamos todos tramados.
De facto, Passos anda em maré de azar. O caso Relvas veio dar forte machadada na já debilitada credibilidade do Governo. Depois, é a contestação a todos os níveis: até os patrões já começam a dizer que "isto não vai bem." O País despovoa-se de juventude, sequestrada por uma política sem direcção nem sentido, e apenas obcecada pela norma neoliberal, que não é norma, mas sim a monstruosidade de uma ideologia predadora. Os fins hegemónicos da doutrina Merkel são da mesma passada, coagindo a Europa (desprovida de líderes fortes, ou sequazes ideológicos) a um papel de miserável vassalagem.
A própria exposição mediática de Pedro Passos Coelho tem-no desfavorecido. A falta de contenção e a ausência de estrutura cultural prejudicam-no; e as assessorias, notoriamente, não o ajudam. Ele não sabe dar resposta adequada aos que indicam a falência acentuada do seu Governo. Não pode, aliás. E a dar continuação a um projecto roto encaminha o País para um desastre cujas consequências são imprevisíveis.
O Governo quer realizar dinheiro a todo o custo. E a acção das Finanças converteu-se num desporto particularmente requintado. O Fisco é um confisco. Com lapsos e enganos gravíssimos. Fazem-se penhoras apressadamente; e, quando o erro é divulgado, o mal já está feito. A devolução das importâncias extorquidas só muito tarde é cumprida. A morosidade da máquina administrativa não se compadece com os problemas humanos. É assim e assim tem de ser. Até nestas coisas se verifica a fragilidade da organização do Estado.
A esquizofrenia alastrou, associada ao medo. O Governo diz e decreta, mesmo (ou sobretudo) que sejam decisões injustas e iníquas. A Justiça causa mal-estar. O que se faz, neste campo, é feito com a leviandade apontada pelo bastonário Marinho e Pinto. O seu estilo é criticado porque o País foi anestesiado: não há polémica, não há debate, não há controvérsia. Estamos em pleno domínio do pensamento único, e as vozes discordantes, dissentes, antagónicas, são tidas como "excessivas" ou "arrebatadas." Marinho e Pinto enfrenta não só a beligerância de adversários, como o ódio de numerosos e cavilosos interesses instalados. Numa sociedade como a nossa, quem sacuda a apatia e grite que o rei vai nu, é quase apontado à execração popular.
O discurso político é quase inexistente. Já sabemos o que deseja Pedro Passos Coelho, nas linhas gerais do seu pensamento: a destruição do Estado Social, uma das maiores conquistas civilizacionais e morais saídas do século XX. Todavia, que faz o PS para enfrentar e combater com êxito esse projecto? Vagas declarações de princípio, desprezando, isso sim, as forças, sobretudo as sindicais, que se têm oposto, com coragem e denodo ao sombrio propósito ideológico.
Se a doutrina do PSD é conhecida, a do PS esboroa-se em contradições de toda a monta. Se Passos Coelho não é um doutrinador (ele repete o que ouve dizer a Angela Merkel), António José Seguro apresenta limitações culturais e políticas verdadeiramente devastadoras. Claro que ele é um líder de passagem. Mas se assim não for? Se, de um momento para o outro, circunstâncias extraordinárias o posicionam à frente do País?
As interrogações aqui ficam consignadas. Mas não é preciso ser futurologista, ou desses "politólogos" de televisão, para se saber que as coisas estão negras, muito negras.

Baptista Bastos, Jornal de Negócios, 08 Junho 2012

Impulso Jovem - Aspirina Governamental

 
 Programa "Impulso Jovem"
Com uma subida na taxa de desemprego em 2013 de 16%, com a previsão de continuidade da recessão e a dependência da conjuntura internacional, como quer este Governo aplicar medidas de crescimento, quando as empresas têm grandes dificuldades de financiamento?
Já estou como o António José Seguro diz: "Isto é uma aspirina".

Cartoon Elias - 08 Junho 2012


(clicar imagem)

Memória Histórica - 08 Junho 2012


DESCRIÇÃO: O trânsito de Vénus de 2004. René Descartes publica o "Discurso do Método". George Orwell publica "1984". Américo Tomás é eleito Presidente da República, derrotando Humberto Delgado. A patente do primeiro aspirador a vácuo. Nasceram Tomaso Albinoni, Frank Lloyd Wright, Seu Jorge. Morreu o profeta Maomé. As The Crystals com "Da doo ron ron".

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Garnizé I em Washington

 
O "Paulinho das Feiras", elogiou em Washington o "bom senso" dos portugueses por "cumprirem" perante a crise económica e financeira, recuperando a credibilidade do país.
"O bom senso desta Nação antiga que é Portugal levou os portugueses a perceberem, e a agirem em consequência, que na situação em que Portugal se encontrava, cumprir valia mais do que hesitar, recuperar credibilidade era mais importante do que acentuar o foco crítico sobre nós. Ou seja, os portugueses têm o bom senso de perceber que Portugal tem tudo a ganhar se for visto internacionalmente como parte da solução e não parte do problema".
O "Paulinho das Feiras" não apredendeu nada nas feiras e não ouve o verdadeiro povo português.

Cartoon Elias - 07 Junho 2012

 
(clicar imagem)