terça-feira, 31 de maio de 2011

PSD - Bla, bla, bla...

(clicar na imagem)

Ministro da Terra

Defende tanto a agricultura, mas não o estou a ver
como Ministro da Terra

O Bengala II

Mesmo que não queira, será sempre um "bengala".

O Bengala I

Continuará a ser o "bengalas" do próximo governo.

Partido Socialista e o 5 de Junho

Cartoon Elias - 31 Maio 2011

Memória Histórica - 31 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Em 2009 o Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Em 1043, Lady Godiva cavalgou nua nas ruas de Coventry. Em 1870, Edward de Smedt, um emigrante belga, inventou o asfalto. Nasceram Rei D. Manuel I, O Afortunado, o poeta norte-americano Walt Whitman e Clint Eastwood. Em 1980, as "Lipps Inc." chegavam ao primeiro lugar do top com "Funkytown".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Uma enxadazinha fazia-lhe bem"


"Uma enxadazinha fazia-lhe bem", diz
o candidato a Primeiro-Ministro de Portugal
A arrogância e o cinismo daquele que quer ser Primeiro Ministro.



Cartoon Elias - 30 Maio 2011

Memória Histórica - 30 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Em 1431 Joana d’Arc, de 19 anos, morria queimada numa fogueira, em Ruão, acusada de bruxaria. Em Portugal foi promulgada a "Lei de extinção das ordens religiosas". Henrique VIII de Inglaterra casa com Joana Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena. Nasceram Peter Carl Fabergé, Agnès Varda e Venceslau de Moraes. Em 1964, um dos primeiros êxitos dos Beatles chegou ao número um do top: "Love Me Do".

domingo, 29 de maio de 2011

Algures em Belém

Lê-se num comunicado divulgado no site da Presidência da República que "O Presidente da República desmente categoricamente qualquer tomada de posição, que lhe seja atribuída, relativamente à dimensão ou estrutura de um futuro Governo e reafirma a sua rigorosa imparcialidade no que respeita à campanha eleitoral em curso".
Imparcialidade nunca demonstrou... mas insiste na sua verdade.

Memória Histórica - 29 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Em 1913 Igor Stravinski estreava o bailado "A sagração da Primavera". Em 1985, na Bélgica, 39 adeptos de futebol morrem após confrontos. Em 1911, tem lugar a primeira prova das 500 milhas de Indianápolis. Em 1953 o sherpa Tenzing Norgay e o neozelandês Sir Edmund Hillary são os primeiros a chegar ao cume do Evereste. Nasceram John F. Kennedy e Noel Gallagher. Morreu Jeff Buckley. Em 1942, Bing Crosby gravava a música de Natal mais vendida de sempre: White Christmas.

sábado, 28 de maio de 2011

Pedrito de Massamá

Rabos de Palha
Todos os candidatos destas eleições viram a sua vida escrutinada ao mais ínfimo pormenor. Sabemos tudo e conhecemos bem o passado de José Sócrates, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã. De Pedro Passos Coelho nada. Funciona como uma espécie de apagão de “lápis azul” na imprensa portuguesa o escrutínio sobre o passado profissional do líder do PSD que se candidata a futuro Primeiro-Ministro. E afinal que passado.

Pedro Passos Coelho tem vários processos de execução fiscal pessoais por frequentes apresentações de declarações fora de prazo.

E como administrador do Grupo Fomentinvest Ambiente, SGPS viu-se envolvido em mais de 10 processos de contra-ordenação.

O último foi enquanto Presidente do Conselho de Administração da RIBTEJO em que perdeu no Tribunal da Relação um processo “por muito grave incumprimento das normas de qualidade de água tendo sido aplicada uma coima de 60 mil euros” .

Vale a pena também investigar as “ligações perigosas” do grupo empresarial a que Passos Coelho está ligado e onde se destacaram os irmãos Cavaco acusados de burla qualificada no caso BPN e Horácio Luis de Carvalho acusado de corrupção activa e branqueamento de capitais e sócio da sub-holding Tejo-Ambiente (que inclui a Ribtejo e HLCTejo).

O Blogue “ Lápis Azul” não tem medo, não tem receio e quebra o manto de silêncio sobre os interesses que estão por detrás de Passos Coelho e da sua ânsia de privatizações. Veja-se o caso das Águas de Portugal e o interesse da Fomentinvest e do seu amigo Ângelo Correia (esta o Expresso não deixou escapar em nota de rodapé).

Imaginem que estas situações se passavam com qualquer um dos outros candidatos. O que seria?! Mas se investigarem que as duas empresas de marketing Brasileiras que estão a fazer a campanha do PSD são pagas por dois grandes grupos de Media nacionais, que perspectivam vir a beneficiar com a eventual privatização da RTP, fica muito clara a razão porque existe uma espécie de “lápis azul” na comunicação social sobre o passado e presente de Pedro Passos Coelho.
in "Expresso", 14 Maio 2011

Justiça e Privatizações

A empresa de tratamento e valorização de resíduos industriais, RibTejo, do grupo Fomentinvest, de Ângelo Correia, e que teve como presidente do Conselho de Administração, Pedro Passos Coelho, actual líder do PSD, foi obrigado pelo Tribunal da Relação de Évora a pagar uma coima de 60 mil euros por infracções às normas ambientais.

Esta sentença surge depois do Tribunal Judicial da Golegã ter confirmado, em Novembro de 2009, que a empresa presidida por Pedro Passos Coelho estava a infringir normas na área do ambiente.

Esta decisão confirmada em dois tribunais diferentes leva a perguntar porque será que Pedro Passos Coelho tanto defende a privatização de serviços públicos. Não nos podemos esquecer que com menos Estado é mais fácil empresas conseguirem benefícios económicos à custa de agressões ambientais.

Veja documentação e muito mais sobre o "Pedrito de Massamá" aqui:
http://verdadeirolapisazul.blogspot.com/

Safari em África - Africanistas de Massamá

A Vitória do PS

Cartoon Elias - 28 Maio 2011

Memória Histórica - 28 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Mathias Rust, um jovem alemão, consegue iludir a defesa anti-aérea soviética e aterra com um avião mono-motor em plena Praça Vermelha, Moscovo. Em 1926 um golpe militar põe fim à I República. Em 1952 é inaugurado o Estádio das Antas. Em 1961 foi fundada a Amnistia Internacional. Neste dia nasceram Ian Fleming, Diogo Infante e Rudy Giuliani. Em 1983, "Flashdance", cantado por Irene Cara, chega ao nº 1 do top.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Referendo "Aborto"

O Bailarino

Baile Tem sido um bailarino nas opiniões que chegam
à sede do seu partido.
Não tem projecto para Portugal.

Aborto, Não! - Grávidos de Poder

Salvar Portugal! - Programa do PSD

As declarações de Passos Coelho sobre a "reavaliação" da lei do aborto, a sua disponibilidade para convocar "um novo referendo", bem como o recuo posterior, quando o PS lhe caiu em cima, revela um amadorismo político imperdoável, para um challenger do Poder. O líder do PSD, que tem procurado marcar diariamente a agenda, obrigando o PS a ir atrás (e evitando, ao mesmo tempo, esclarecer como aplicará o memorando assinado com a troika...), tinha todos os temas do mundo, menos este, para desenvolver: o desemprego, as PPP's, a bancarrota, os impostos, as contradições do Governo, as meias verdades de Sócrates, as marteladas no Orçamento de Estado, a deterioração da Justiça, a falta de meios das polícias, o ataque à classe média, o estrangulamento das empresas (incluindo as exportadoras)... O que quisesse. Mas não: Passos Coelho não encontrou melhor tema, entre aqueles que realmente preocupam os portugueses, do que o da revisão da lei da IVG!

E depois ainda dizem que o Bloco de Esquerda, é que tem a mania de colocar na agenda temas fraturantes... O que terá passado pela cabeça de Passos Coelho?

Vejamos: o aborto não está na ordem do dia. Não é discutido nas ruas, nos cafés ou nos transportes públicos. Foi resolvido ao fim de dois referendos. Não perturba a coesão nacional nem provoca, hoje, divisões na sociedade portuguesa. A lei (que não agrada a minorias militantes sempre ativas) é indiferente à maioria e não é posta em causa por praticamente mais ninguém. Já nem a Igreja fala disso.

Passos perde em todas: reforça a ideia de que muda o seu programa de cada vez que lhe sopram uma ao ouvido. Revela um comportamento errático, sem aconselhamento político nem estratégia. Dá a Sócrates, de bandeja, a vanguarda no campo da modernização da sociedade e da abertura de espírito. Permite que as atenções sobre os erros da governação se desviem para faits divers, onde não tem hipótese contra o concorrente. Não ganha um único voto, a não ser em nichos radicais de católicos - porque os outros já não estão nem aí. Perde a confiança de uma parte do eleitorado central, e de centro esquerda, de que precisa para fazer a diferença. Embrenha-se numa temática que não domina, embaraçando boa parte do seu partido. Arranja lenha para se queimar.

Porque diabo foi, agora, desenterrar esta? Com uma dispensa cheia de caixas de bolachas, à sua mercê, porque é que foi logo abrir a lata de sardinhas fora do prazo de validade?
Filipe Luís, in "Visão"

Cartoon Elias - 27 Maio 2011

Memória Histórica - 27 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Em 1999, o Tribunal Internacional de Haia indicia Slobodan Milošević por crimes contra a Humanidade cometidos no Kosovo. Em 1871 Antero de Quental lê o seu texto das Causas da Decadência dos Povos Peninsulares. Em 1974 foi afixado em decreto o primeiro salário mínimo em Portugal. Em 1930, Richard Drew registou a patente da fita adesiva. Nasceram Vincent Price, Henry Kissinger e Jamie Oliver. Em 1957 era lançado o single "That’ll be the Day", de Buddy Holly and The Crickets.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Catroga Mix - Beat dos Pintelhos

Wonderland

Coelhos in Wonderland

Cartoon Elias - 26 Maio 2011

Memória Histórica - 26 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Foi publicado "Drácula" - o primeiro, e o grande romance de vampiros. João Calvino e os seus seguidores foram expulsos da cidade de Genebra. Assinada a "Convenção de Évora-Monte". Em 1977, o americano George Willig escalou o World Trade Center. Nasceram neste dia John Wayne, Peggy Lee e Miles Davis. Em 1945, Doris Day, com a orquestra de Les Brown, chegou ao número 1 do top com um dos maiores êxitos dos anos 40: "Sentimental Journey".

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Legislativas 2011 - bla bla bla bla bla bla bla bla

Mona Lisa

bla bla bla bla bla bla bla bla bla

Desilusão Política

Passos Coelho desiludido e assustado com a sondagem da
Universidade Católica que coloca o PS e PSD
empatados com 36% dos votos.

Cartoon Elias - 25 Maio 2011

Memória Histórica - 25 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Em 1977, estreou o primeiro filme da série Guerra das Estrelas. Em 1895, o escritor irlandês Oscar Wilde foi condenado a dois anos de trabalhos forçados por “actos indecentes” com pessoas do mesmo sexo. A 25 de Maio de 1961, o presidente norte-americano John F. Kennedy anunciou numa sessão do Congresso o objectivo de pôr um homem na Lua antes da década chegar ao fim. Nasceu Raymond Carver. Em 2008, Rihanna chegou ao nº 1 do top com "Takeable".

segunda-feira, 23 de maio de 2011

República das Bananas

Candidato à Rasca

As sondagens não são nada boas. O pânico reina no PSD.

Cartoon Elias - 23 Maio 2011

Memória Histórica - 23 Maio 2011


DESCRIÇÃO: O Papa Alexandre III reconheceu Portugal como reino independente. Os irmãos Wright, pioneiros da aviação, conseguiram a patente da sua "máquina voadora". O Rato Mickey apareceu pela primeira vez nos ecrãs com voz. Foram mortos numa emboscada Clyde Barrow e Bonnie Parker. Carl Lineu. Artur de Sacadura Cabral. Eduardo Lourenço. B.J. Thomas canta "Another Somebody Done Somebody Wrong Song".

sábado, 21 de maio de 2011

Africanistas de Massamá

Esta gente do PSD está cada vez mais kitsch.
Desta vez o candidato a Presidente da Assembleia da República afirma com todo o descaramento: "Ai do português que pensa ter o puro sangue celtibero. Não conhece nada da nossa História. E aqui em Massamá eu grito forte para que me ouçam bem - nós portugueses, nós todos, somos africanistas de Massamá". (...) "Faço questão de dizer aqui em Massamá que eu, como todos os portugueses, somos africanistas de Massamá. Eu sou o maior e talvez o mais africanista de todos os candidatos, por Lisboa e talvez não só".
Penso que este "africanista" deve candidatar-se a Presidente da República de Angola nas próximas eleições com o apoio do PSD.

Cartoon Elias - 21 Maio 2011

Memória Histórica - 21 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Israel inicia a retirada do sul do Líbano após 22 anos de ocupação. Foi fundada a FIFA. João Da Nova descobriu a Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul. Lauren Bacall e Humphrey Bogart casam-se. Nascem Albrecht Dürer, Andrei Sakharov. Chuck Berry canta "Maybellene".

quinta-feira, 19 de maio de 2011

É hora de lançar uma "Póstroika"


Num momento de aperto "Póstroika" é uma piada de oportunidade.
É como uma oportunidade para se reestruturar que Portugal tem de encarar este momento.
Haja vontade, pois capacidade para fazer melhor não nos falta!

Mocidade do CDS-PP

Cartoon Elias - 19 Maio 2011

Memória Histórica - 19 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Catarina Eufémia foi assassinada. Marylin Monroe cantou os parabéns ao presidente Kennedy. Cavaco Silva foi eleito líder do PSD. Nasceram Ho Chi Minh, Malcolm X, Pol Pot, Lawrence das Arábias. Roger Miller canta "King of The Road".

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Maria vai com as outras

Um candidato a Primeiro-Ministro
que não sabe muito bem o que quer.
Um "Maria vai com as outras"!

Mao Louçã

Legislativas 2011 (VI)

Cartoon Elias - 18 Maio 2011

Memória Histórica - 18 Maio 2011


DESCRIÇÃO: A erupção do vulcão do monte Santa Helena, em 1980. Em 1910, a Terra atravessa a cauda do cometa Halley. Napoleão é proclamado imperador pelo senado francês. Nasceram Frank Capra, Nicolau II da Rússia, Walter Gropius, Margot Fonteyn, João Paulo II. Morreu Ian Curtis. Os "Simples Minds" e "Don't you forget about me".

terça-feira, 17 de maio de 2011

100% Africano

Num encontro com imigrantes na Amadora, o candidato do PSD a Primeiro-Ministro de Portugal teve a coragem de dizer que "Posso-vos garantir que eu sou o mais africano de todos os candidatos ao Parlamento que existem em Portugal" (...) "E, não querendo que isto seja uma desculpa, que não é, a verdade é que podem ter a certeza de que eu tenho uma sensibilidade muito especial para tudo o que são os problemas destas comunidades. A minha raiz pessoal está muito ligada a África, também. Praticamente posso dizer que casei com África" (Palmas) (...) "É verdade, porque a minha mulher é da Guiné-Bissau, é de Bissau, e, portanto, a minha filha mais pequenina também é africana. É verdade, também tem uma costela africana" (...) "o Parlamento português pudesse também ter pessoas ligadas às comunidades africanas e até ao Brasil,e lamento que o PSD não tenha conseguido ainda desta vez encontrar alguém que pudesse funcionar como um símbolo especial dessa ligação. Mas não desistirei disso"
Um dos presentes neste encontro propôs a criação de um círculo eleitoral para os imigrantes, mas o candidato do PSD a Primeiro-Ministro discordou: "Sabe porquê? Porque isso seria verdadeiramente discriminatório. Nós temos de dar a possibilidade aos imigrantes de poderem votar também".

Nota: Ser "africano" em Portugal é barato e pode dar importantes votos.

São curiosas as declarações de Passos Largos
em diversas ocasiões

Encontro com imigrantes, na Amadora
"Posso-vos garantir que eu sou o mais africano de todos os candidatos
ao Parlamento que existem em Portugal"

Encontro com trabalhadores da Auto-Europa
"Posso garantir-vos que sou o mais alemão dos candidatos que existem em Portugal. Tenho um VW e tudo."

Distribuindo panfletos em Canal Caveira
"Posso garantir-vos que sou o mais alentejano dos candidatos que existem em Portugal. Parávamos aqui todos os anos, quando íamos de férias para a casa da Manta Rota."

no comments!

Cartoon Elias - 17 Maio 2011

Memória Histórica - 17 Maio 2011


DESCRIÇÃO: Inauguração do Cristo-Rei, em Almada. Casamento de D. Beatriz de Portugal com D. João de Castela. Acordo de criação da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Nasceram Erik Satie e Filipe La Féria. Elton John e "Somenone saved my life tonight".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

É o povo, pá!


Vídeo no Centro de Emprego da Boavista (Porto), 16 Maio 2011
Esta campanha de colagem de cartazes foi realizada
em 30 Centros de Emprego.