terça-feira, 30 de novembro de 2010

Obsessão dos Jornalistas - Situação Económica Portuguesa

À margem da III Cimeira União Europeia/África, que termina hoje em Tripoli (Líbia), José Sócrates recusou falar sobre a situação económica portuguesa, a que chamou "uma obsessão dos jornalistas".

Consolidação Orçamental vs. Confiança dos Mercados Internacionais

Memória Histórica - 30 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A Batalha de Seattle em 1999. O primeiro jogo internacional de futebol. Charles Chaplin estreia-se no cinema. Nasceram Mark Twain, Winston Churchill, Fernando Assis Pacheco. Michael Jackson e "Thriller".

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Memória Histórica - 29 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Embarque da família real portuguesa para o Brasil. A partição da Palestina em 1947. Hertz descobre as "Ondas Electromagnéticas". Nasceram Egas Moniz, Joel Coen. Jackie Wilson e "Talk that talk".

domingo, 28 de novembro de 2010

Palhaçada Laranja - O Poder pelo Poder

Um pseudo-político preparado para governar Portugal com o FMI
O Poder a qualquer preço
“Após a aprovação do Orçamento 2011, há condições para resolvermos os nossos problemas sozinhos. Mas, caso se torne inevitável, a ajuda do FMI será bem-vinda (...) Trabalharei com o FMI se for essa a forma de ajudar o país”.
Pedro Passos Coelho, 27 Novembro 2010
...

"Um líder político disposto a tudo, isto é, disposto a pagar todos os preços para ocupar o poder. O que não é uma ideia muito própria de lideranças políticas maduras e à altura dos tempos que vivemos".
Augusto Santos Silva, 28 Novembro 2010

Ordem dos Advogados - Eleições


António Marinho Pinto foi reeleito como Bastonário da Ordem dos Advogados com maioria absoluta.

Memória Histórica - 28 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Estreia do "Concerto nº 5 para Piano" de Beethoven. Fernão de Magalhães chega ao Oceano Pacífico. A primeira Polaroid. Nasceram William Blake, Claude Lévi-Strauss, Jon Stewart. Morreu Matsuô Bashô. The Monkeys e "I'm a believer".

Zapatero deambula na Cimeira da OTAN em Lisboa


A imagem mais destacada produziu-se durante a tradicional "Foto de Família", em que Zapatero deambula entre os mandatários sem encontrar o seu lugar.
Numa imagem trágico-cómica, Zapatero passava entre os mandatários sem qualquer êxito, em busca de um lugar no centro onde estavam os principais dirigentes.
Por fim, encontrou e assimilou que o seu lugar era no extremo da fotografia.
Se Zapatero não sabe línguas, Mariano Rajoy não lhe fica atrás.
"Spain is different!"

sábado, 27 de novembro de 2010

Memória Histórica - 27 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Passagem do cometa Halley em 1985. A fundação da cidade da Guarda. O assassinato de Harvey Milk. Margaret Thatcher deixa a liderança do Partido Conservador inglês. Inventados os fósforos de fricção. Nasceram Anders Celsius, Bruce Lee e Alexander Dubcek. Os Beatles e "I am the walrus".

Palais des Congrès de Montréal

Veja aqui: http://photo.photojpl.com/tour/level5-couloir510-palais/palais-couloir-niveau5.html

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Memória Histórica - 26 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Construção do gueto de Varsóvia. As cheias de Lisboa de 1967. O último voo do Concorde. Atentados em Mumbai. Nasceram Ferdinand de Saussure, Eugène Ionesco, Charles Schulz, Fausto Bordalo Dias. Morreu Mário Cesariny. "As time goes by", do filme "Casablanca".

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve Geral

Memória Histórica - 24 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Abel Tasman descobre a Tasmânia. O trânsito de Vénus. Mobutu Sese Seko chega ao poder. Nasceram Bento Espinoza, António Gedeão, Emir Kusturica. Morreu Freddie Mercury. Barbra Streisand e Donna Summer com "Enough is enough / no more tears".

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Memória Histórica - 23 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: O Corpo Expedicionário Português regressa da I Grande Guerra. Inaugurado o mercado da Praça da Figueira, em Lisboa. A primeira "Jukebox". Freddie Mercury anuncia que tem SIDA. Nasceram Afonso X, o Sábio, de Castela; D. Francisco Manuel de Melo e Asafa Powell. Eminem e "Loose Yourself".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Austeridade - Uma ideia perigosa, por Mark Blyth

Memória Histórica - 21 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Thomas Edison anuncia a invenção do "fonógrafo". As negociações de paz nos Balcãs. Nasceram Voltaire, Columbano Bordalo Pinheiro, René Magritte, Ines Sastre. José Mário Branco canta "Inquietação".

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Memória Histórica - 18 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A primeira tira da banda desenhada "Calvin & Hobbes". A primeira Selecção Portuguesa de Futebol. Mickey Mouse estreia-se na animação. Nasceram Jacques Daguerre, Peter Schmeichel e Chloe Sevigny. A banda sonora do filme "Música no Coração" chega ao nº1 do top britânico - "My Favourite things" foi um dos êxitos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dominó Português

O efeito dominó na Comunidade Europeia.

Memória Histórica - 17 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A construção do Convento de Mafra. Publicado o "Memorial do Convento", de José Saramago. Inaugurado o Canal do Suez. A "Revolução de Veludo", na Checoslováquia. O primeiro rato de computador. Nasceram Martin Scorsese, Sophie Marceau, Rem Koolhaas. Joaquim Machado de Castro. Os Wham! cantam "Wake Me Up Before You Go Go".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cimeira da Nato - Lisboa

Memória Histórica - 15 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A Conferência de Berlim. Manifestações em Washington contra a Guerra do Vietname. O surgimento do Conservatório Nacional. A invenção da lâmina de barbear descartável. William Herschel. D. Manuel II. Erwin Rommel. Georgia O'Keeffe. Duarte Pacheco. Os Jefferson Airplane cantam "Somebody to Love".

domingo, 14 de novembro de 2010

Memória Histórica - 14 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A Guerra Civil da Rússia. A Checoslováquia torna-se uma República. Espanha abandona o Sahra Ocidental. O comboio no Canal da Mancha. Leonard Bernstein na Orquestra Filarmónica de Nova Iorque. Júlio Dinis. Claude Monet. Amadeo de Souza-Cardoso. Carlos de Mountbatten-Windsor. Cliff Richard canta "Livin' Doll'".

sábado, 13 de novembro de 2010

Campanha Alegre II

The Best of Pacheco Pereira


Pacheco Pereira no seu melhor!
Os zigue-zagues das semanas de Pacheco:
Semana Não - É "anti-patriótico criticar o Governo".
Semana Sim - É "patriótico demitir o Governo".
Já não sei bem o que dizer da "loira do PSD".

Memória Histórica - 13 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: O desastre do "Prestige". Os EUA assumem o controle de Cabul. Robert Louis, autor de "A Ilha do Tesouro". Santo Agostinho. Siouxsie and the Banshees cantam "Metal Postcard".

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Memória Histórica - 12 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: O massacre de Santa Cruz, em Timor-Leste. Outro massacre, o de My Lai, no Vietname. Uma missão de busca na Antártida. O nascimento da World Wide Web. Auguste Rodin. Roland Barthes. Neil Young. Nadia Comaneci. Björk. Donovan canta "Mellow Yellow".

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O "Cavaquito" - Mascote de Lisboa

O irmão gémeo de "Manneken-pis" (Bruxelas) e de "Manequinho" (Brasil-Botafogo) - estátua erguida em 1911, por Belmiro de Almeida.
Inauguração: 15 Novembro 2010 - Centro Cultural de Belém - 20H00

O Amigo da Onça

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os tristes dias do nosso infortúnio

Na terça-feira, 26 de Outubro, p.p., assistimos, estupefactos, a um espectáculo deprimente.
O dr. Cavaco consumiu vinte minutos, no Centro Cultural de Belém, a esclarecer os portugueses que não havia português como ele. Os portugueses, diminuídos com a presunção e esmagados pela soberba, escutaram a criatura de olhos arregalados. Elogio em boca própria é vitupério, mas o dr. Cavaco ignora essa verdade axiomática, como, aliás, ignora um número quase infindável de coisas.

O discurso, além de tolo, era um arrazoado de banalidades, redigido num idioma de eguariço. São conhecidas as amargas dificuldades que aquele senhor demonstra em expressar-se com exactidão. Mas, desta vez, o assunto atingiu as raias da nossa indignação. Segundo ele de si próprio diz, tem sido um estadista exemplar, repleto de êxitos políticos e de realizações ímpares. E acrescentou que, moralmente, é inatacável.

O passado dele não o recomenda. Infelizmente. Foi um dos piores primeiros-ministros, depois do 25 de Abril. Recebeu, de Bruxelas, oceanos de dinheiro e esbanjou-os nas futilidades de regime que, habitualmente, são para "encher o olho" e cuja utilidade é duvidosa. Preferiu o betão ao desenvolvimento harmonioso do nosso estrato educacional; desprezou a memória colectiva como projecto ideológico, nisso associando-se ao ideário da senhora Tatcher e do senhor Regan; incentivou, desbragadamente, o culto da juventude pela juventude, característica das doutrinas fascistas; crispou a sociedade portuguesa com uma cultura de espeque e atrabiliária e, não o esqueçamos nunca, recusou a pensão de sangue à viúva de Salgueiro Maia, um dos mais abnegados heróis de Abril, atribuindo outras a agentes da PIDE, "por serviços relevantes à pátria." A lista de anomalias é medonha.

Como Presidente é um homem indeciso, cheio de fragilidades e de ressentimentos, com a ausência de grandeza exigida pela função. O caso, sinistro, das "escutas a Belém" é um dos episódios mais vis da história da II República. Sobre o caso escrevi, no Negócios, o que tinha de escrever. Mas não esqueço o manobrismo nem a desvergonha, minimizados por uma Imprensa minada por simpatizantes de jornalismos e por estipendiados inquietantes. Em qualquer país do mundo, seriamente democrático, o dr. Cavaco teria sido corrido a sete pés.

O lastro de opróbrio, de fiasco e de humilhação que tem deixado atrás de si, chega para acreditar que as forças que o sustentam, a manipulação a que os cidadãos têm sido sujeitos, é da ordem da mancha histórica. E os panegíricos que lhe tecem são ultrajantes para aqueles que o antecederam em Belém e ferem a nossa elementar decência.

É este homem de poucas qualidades que, no Centro Cultural de Belém, teve o descoco de se apresentar como símbolo de virtudes e sinónimo de impolutabilidade. É este homem, que as circunstâncias determinadas pelas torções da História alisaram um caminho sem pedras e empurraram para um destino que não merece - é este homem sem jeito de estar com as mãos, de sorriso hediondo e de embaraços múltiplos, que quer, pela segunda vez, ser Presidente da nossa República. Triste República, nas mãos de gente que a não ama, que a não desenvolve, que a não resguarda e a não protege!

Estamos a assistir ao fim de muitas esperanças, de muitos sonhos acalentados, e à traição imposta a gerações de homens e de mulheres. É gente deste jaez e estilo que corrói os alicerces intelectuais, políticos e morais de uma democracia que, cada vez mais, existe, apenas, na superfície. O estado a que chegámos é, substancialmente, da responsabilidade deste cavalheiro e de outros como ele.

Como é possível que, estando o País de pantanas, o homem que se apresenta como candidato ao mais alto emprego do Estado, não tenha, nem agora nem antes, actuado com o poder de que dispõe? Como é possível? Há outros problemas que se põem: foi o dr. Cavaco que escreveu o discurso? Se foi, a sua conhecida mediocridade pode ser atenuante. Se não foi, há alguém, em Belém, que o quer tramar.

Um amigo meu, fundador de PSD, antigo companheiro de Sá Carneiro e leitor omnívoro de literatura de todos os géneros e projecções, que me dizia: "Como é que você quer que isto se endireite se o dr. Cavaco e a maioria dos políticos no activo diz 'competividade' em vez de 'competitividade' e julga que o Padre António Vieira é um pároco de qualquer igreja?"

Pessoalmente, não quero nada. Mas desejava, ardentemente desejava, ter um Presidente da República que, pelo menos, soubesse quantos cantos tem "Os Lusíadas."

Baptista-Bastos, "Jornal de Negócios", 29 Outubro 2010

O Libertador

Discurso à Nação - Candidato à Presidência Manuel João Vieira


in Programa da RT2 - "Cinco Para a Meia Noite"

Memória Histórica - 10 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A motocicleta estreou-se nas estradas. Começou nos Estados Unidos a "Rua Sésamo". O estudante americano Fred Cohen apresentou e documentou o primeiro vírus de computador. Episódio "Por que no te callas?". Nasceram Álvaro Cunhal, Richard Burton, Neil Gaiman. Morreram Miriam Makeba e Mustafa Kemal Ataturk. Billie Holiday canta "Fine and Mellow".

terça-feira, 9 de novembro de 2010

António Sérgio - A Verdadeira República

"A Verdadeira República" ¹

"O primeiro dever do republicano é contar com os demais homens, os demais partidos, as demais ideias, e praticar portanto na vida política a regra suprema de toda a moral, que consiste em nos considerarmos a nós próprios como sendo um termo de uma relação, – como uma parte de um conjunto, – de que os outros partidos, as outras ideias, as outras pessoas, são o outro termo e a outra parte. Só com uma asa não se pode voar. Cumpre, não só aceitar a diversidade, mas ter o amor da diversidade e o desejo [sincero] de que ela exista. Ora, se as aparências não erram muito, há chefes que procederam na nossa política como se considerassem o seu partido o único termo com que se deve contar, a única asa para o voo da Ideia, o soberano absoluto de Portugal: e poder-se-ia dizer ao cabo de contas que muitas das dificuldades da nossa República, e que as maiores desordens da nossa política, – vieram em suma a derivar-se de aí.
Não será desse erro que provém um outro, nos homens influentes dos nossos partidos: o de suporem que, desde que governe o seu partido, há verdadeira República na nossa terra, que basta que eles dominem para que a República exista, e que basta que eles não dominem para que não exista República?".

¹ António Sérgio, Ensaios, Tomo III, Sá da Costa Editora, 1972, pp.163-164. [Excerto de texto escrito em Paris em 1927.]

Cavaleiro da Triste Figura

Memória Histórica - 09 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Queda do "Muro de Berlim. Noite de Cristal, na Alemanha. Instauração da República de Weimar. Início da construção do Palácio da Ajuda. Nasceram Luiz Felipe Scolari, Carl Sagan. Smokey Robinson e os The Miracles lançaram o êxito "You've really got a hold on me".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coice Partidário

Já faltou mais que agora... Já se fala qualquer coisita.

Campanha Alegre

O Bla-Bla-Bla-Bla-Bla...

Vai chegar o momento do povo exigir ao Senhor Passos o que anda por aqui a defender: a ideia de responsabilizar civil e penalmente os governantes responsáveis por maus resultados económicos do país.
Por certo acabará de algemas.

Memória Histórica - 08 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Abriu as portas ao público o Museu do Louvre. O cientista Wilhelm Röntgen descobriu as imagens de Raio X. John Fitzgerald Kennedy eleito 35º Presidente dos EUA. Nasceram Edmond Halley, Christian Bernard e Alain Delon. Harry Nilsson gravou "Everybody's Talkin".

domingo, 7 de novembro de 2010

Memória Histórica - 07 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Abriu ao público o "MoMA - o Museu de Arte Moderna" de Nova Iorque. Foi promulgada no Brasil a "Lei Feijó". Magic Johnson, lenda viva do basquetebol americano, anunciou publicamente que estava infectado com o vírus HIV. Nasceram Francisco Zurbarán e Cecília Meireles. Os Depeche Mode lançam "I Just Can't get Enough".

sábado, 6 de novembro de 2010

Memória Histórica - 06 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Começou a "Marcha Verde" em Marrocos. Terminou a "Batalha de Ypres da I Guerra Mundial". Nascem Adolphe Sax, Robert Musil, Sophia de Mello Breyner. Surgem os Sex Pistols. Joe Cocker e Jennifer Warnes com "Up Where we Belong".

Marionetas do Senhor Silva

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Memória Histórica - 05 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Terminou o I Cerco de Diu. Marie Curie tornou-se a primeira mulher a ensinar na Sorbonne. Eisenhower foi eleito Presidente dos EUA. Eleições na Nicarágua. Nasceram Vivien Leigh, Bernard Henry Lévy, Bryan Adams e Tilda Swinton. Os Led Zeppelin lançaram "Immigrant Song".

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ocupas Sem Fronteiras

Memória Histórica - 04 Novembro 2010

DESCRIÇÃO: Descoberto o túmulo do faraó egípcio Tutankhamon. Inaugurada a Ponte D. Maria, no Porto. Começou a crise dos reféns no Irão. Barack Obama foi eleito 44º Presidente dos Estados Unidos. Walter Cronkite. Luís Figo. Johnny Nash chegou ao top com "I can see clearly now".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Memória Histórica - 03 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: Getúlio Vargas chega ao poder no Brasil. É fundada "Associação Académica de Coimbra". Começa a retirada das tropas alemãs na "II Batalha de El Alamein". Laika é o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço a bordo do Sputnik 2. Benevenuto Cellini. André Malraux. Monica Vitti. Os Beatles gravam "Michelle".

Cavaco Silva - Presidenciais 2011

Campanha do Senhor Silva no Twitter e Youtube
Cavaco Silva e as suas críticas em 140 caracteres. Sabe-se lá a quem vão dirigidas... "A actuação do Presidente da República não pode contribuir para o espectáculo público de cinismo ou de agressividade".
Os portugueses não esquecem o seu espectáculo público de cinismo ou de agrassividade do passado. Oculta mais uma vez que é apoiado pelo PSD.

A Obesidade das Sondagens

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Agenda Oculta

Na sua declarada gula pelo poder.

Memória Histórica - 02 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: A primeira tripulação chega à Estação Espacial internacional. O Governo britânico dá a conhecer o seu apoio à criação de uma pátria judaica na Palestina. Em 1930, Haile Selassie é coroado Imperador da Etiópia. Nascidos a 2 de Novembro: Teixeira de Pascoaes, Luchino Visconti e Burt Lancaster. Julie London com "Cry me a river".

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Estratégias

Calma... Calma... Sondagens são sondagens!...

O Meu Partido É Portugal...

Memória Histórica - 01 Novembro 2010


DESCRIÇÃO: O grande terramoto de Lisboa de 1755. O tecto da Capela Sistina, pintado por Miguel Ângelo, foi mostrado ao público pela primeira vez. Nasceram Bernard Kouchner e Carlos Paião. Morreu assassinado Pier Paolo Pasolini. Elvis Presley e "Suspicious Minds".

A Política É Teatro


Manuel João Vieira, Candidato a Presidente da República, entrevistado por Nuno Markl para o "Canal Q".