sábado, 30 de julho de 2011

Cartoon Elias - 30 Julho 2011

Memória Histórica - 30 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Fundação da cidade de Bagdad. A iluminação a gás chega às ruas de Lisboa. A primeira defenestração de Praga. A invenção dos "corn flakes". O último Volkswagen carocha sai das fábricas. Nasceram Emily Brontë, Henry Ford, Eunice Muñoz e Nicolau Breyner. Os Troggs com "Wild Thing".

sexta-feira, 29 de julho de 2011

1º Amor - JS / JSD

O reencontro
Pedro Passos Coelho e António José Seguro lideraram as juventudes dos partidos a que pertencem durante o cavaquismo.
Seguro foi líder da JS entre 1990 e 1995 e Passos da JSD no mesmo período.

Ovelhas Não!

“Entre mim e Passos Coelho há um oceano que nos
distancia do ponto de vista ideológico”
António José Seguro

Cartoon Elias - 29 Julho 2011

Memória Histórica - 29 Julho 2011


DESCRIÇÃO: O casamento real de Carlos e Diana. A Inglaterra derrota a Invencível Armada espanhola. Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris. Assinada a I Convenção de Genebra. Nasceram Alexis de Tocqueville e Mikis Teodorakis. Os Doors e "Light my fire".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cartoon Elias - 28 Julho 2011

Memória Histórica - 28 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Início da I Guerra Mundial, em 1914. Bombardeamento aliado sobre a cidade de Hamburgo. O IRA declara formalmente o abandono da luta armada. Utilizadas pela primeira vez impressões digitais como meio de identificação. Nasceram Marcel Duchamp e Karl Popper. Morreram Vivaldi e Bach. Judy Garland e "Over the rainbow".

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Classificação: AAA

Os investidores Blackrock, Loomis Sayles e Franklin Templeton Investments consideram que os Estados Unidos enfrentam uma hipótese elevada de perder a sua classificação máxima da dívida, de AAA, uma vez que democratas e republicanos ainda não decidiram aumentar o tecto da dívida de 14,3 biliões de dólares.

"Não somos a Grécia! Não somos Portugal!" - Baraka Obama

A A A !!!!!!!!

Comunicado da Presidência - Ou vai ou racha!

Vejo-os melhor daqui.

Don't warry, be happy!
O Senhor Silva, recusou comentar a apresentação de uma proposta de orçamento rectificativo pelo Governo, que a Assembleia da República vai debater no dia 03 de Agosto. "Só o Senhor Ministro das Finanças é que tem os dados para explicar a necessidade de um orçamento rectificativo, eu não tenho elementos que neste momento me possam levar a comentar essa sua decisão". (...) "O orçamento irá com certeza para o Parlamento, aí vai ocorrer uma discussão, ficaremos a saber todos as razões do orçamento rectificativo, pelos vistos dois, e depois chegará à mão do Presidente da República. Portanto, vamos esperar pelo debate na Assembleia da República".

O Silva é sempre o último a saber.

Que desgraça.

Cartoon Elias - 27 Julho 2011

Memória Histórica - 27 Julho 2011


DESCRIÇÃO: O Presidente Spínola reconhece o direito à independência das ex-colónias portuguesas. Morre António de Oliveira Salazar. Criação da NASA. Investigadores canadianos descobrem a causa da diabetes, isolando a insulina. Van Gogh mata-se com um tiro de revólver. Nasceram Manuel Vázquez Montalbán e Pina Bausch. Peggy Lee e "Why don't you do right".

terça-feira, 26 de julho de 2011

Reformados de Portugal II

Quanto mais "troika" em Portugal melhor para os Silva's.

Tanguistas

Cartoon Elias - 26 Julho 2011

Memória Histórica - 26 Julho 2011


DESCRIÇÃO: A forças aliadas da II Guerrra Mundial lançam ultimato ao Japão, em Potsdam. Churchill perde as eleições na Inglaterra acabada de sair da guerra. Criada a força especial que deu origem ao FBI. Derrota judicial do Napster. Nasceram George Bernard Shaw, Stanley Kubrick e Mick Jagger. Morreu Eva Perón. Gene Kelly e Judy Garland com "For me and my gal".

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cartoon Elias - 25 Julho 2011

Memória Histórica - 25 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Afonso Henriques derrota os muçulmanos na Batalha de Ourique. Partida da esquadra militar para a conquista de Ceuta. Mussolini renuncia à chefia do Governo e das tropas de Itália. Stephenson começa a construir a primeira locomotiva. Nasce Louise Joy Brown, o primeiro bebé-proveta. Início dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Reedição do festival de Woodstock, em 1999. Os Carpenters e "Close to you".

domingo, 24 de julho de 2011

Memória Histórica - 24 Julho 2011


DESCRIÇÃO: As tropas liberais entram em Lisboa, depois de vencerem o cerco miguelista à cidade do Porto. Revelada a cidade perdida de Macchu Picchu. Os mórmones fixam-se na cidade de Salt Lake City. Registada a patente da máquina de impressão rotativa. Nasceram Simon Bolívar, Amelia Earhart, Gus Van Sant. Os Survivor e "Eye of the tiger".

sábado, 23 de julho de 2011

Cartoon Elias - 23 Julho 2011

Memória Histórica - 23 Julho 2011


DESCRIÇÃO: O fim da ditadura militar na Grécia. Golpe de Estado no Egito põe fim à monarquia. O ayatollah Khomeini proíbe a música rock no Irão. John Dunlop regista a patente do pneu de borracha para revestir as rodas. A descoberta do cometa Hale-Bopp. Tiger Woods torna-se o mais jovem golfista a triunfar num torneio do grand slam. Nasceram Raymond Chandler e Maria João Pires. Morreram D.W. Griffith e Carlos Paredes. Frand Sinatra e "Strangers in the night".

sexta-feira, 22 de julho de 2011

República Portuguesa - 1 Tanga

"TANGA"
A nova moeda da República Portuguesa

Cartoon Elias - 22 Julho 2011

Memória Histórica - 22 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Início da deportação dos judeus do gueto de Varsóvia. Criação do Fundo Monetário Internacional - FMI. Deng Xiao Ping regressa ao poder na China. Primeira corrida automóvel do mundo. Primeira circum-navegação aérea do planeta. Nasceram Gregor Mendel e Edward Hopper. Os Doors e "LA Woman".

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cartoon Elias - 21 Julho 2011

Memória Histórica - 21 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Sirimavo Bandaranaike, a primeira mulher a exercer o cargo de chefe de governo de um país. Tony Blair torna-se líder do Partido Trabalhista inglês. Eróstrato incendeia o templo de Ártemis, em Éfeso. Inaugurado o comboio transiberiano. Lançamento das duas primeiras partes de "O Senhor dos Anéis" e do último volume de Harry Potter. Nasceram Ernest Hemingway, Marshall McLuhan e Diogo Freitas do Amaral. Robert Palmer e "Bad case of loving you".

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cartoon Elias - 20 Julho 2011

Memória Histórica - 20 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Os primeiros passos do homem na superfície da Lua. Tentativa falhada de assassinato de Hitler. Tropas turcas invadem o norte da ilha de Chipre. A Junta Militar da Birmânia coloca Aung San Suu Kyi em prisão domiciliária. Nasceu Alberto Santos Dummond. Os Beatles e "Please please me".

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cartoon Elias - 19 Julho 2011

Memória Histórica - 19 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Os muçulmanos, liderados por Tarik, invadem a Península Ibérica. Os aliados começam a bombardear Roma. Karadzic retira-se da vida política, como condição para o fim da guerra dos Balcãs. Termina a primeira Volta a França em bicicleta. Abertura dos Jogos Olímpicos de Moscovo, os primeiros num país comunista. Nasceram Edgar Degas e Vladimir Maiakovski. Os Queen e "Another one bites the dust".

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território - Gravatas Públicas

Gravatas Públicas

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território faz saber que os funcionários estão dispensados de usar gravata, entre 1 de Junho e 30 de Setembro.

O objectivo desta medida é "minimizar o impacto ambiental associado ao consumo de energia elétrica na Administração Pública, tendo em conta as medidas de contenção de despesas".

Esta medida foi também acatada no Palácio de Belém e Palácio de São Bento.

Cartoon Elias - 18 Julho 2011

Memória Histórica - 18 Julho 2011


DESCRIÇÃO: O nascimento da Fundação Calouste Gulbenkian. Morreu o padre António Vieira. Nasceu Nelson Mandela. O grande incêndio de Roma. Adolf Hitler publicou "Mein Kampf". Início da Guerra Civil de Espanha. A ginasta Nadia Comaneci conseguiu o primeiro 10 perfeito da história. Os Rolling Stones e "Not fade away".

domingo, 17 de julho de 2011

Top Secret - Bairrada

Passos Coelho terá recebido uma mensagem de Manuela Moura Guedes para investigar o ex-administrador da TVI, que à data estava na lista dos Secretários de Estado do XIX Governo
De acordo com o semanário "Expresso", os serviços secretos portugueses terão investigado Bernardo Bairrão, ex-administraador da TVI e na lista preliminar de Secretários de Estado para o Governo de Passos Coelho.
Em causa estariam "alguns negócios" de Bairrão em Angola e no Brasil, facto para o qual Passos Coelho foi alertado, via sms para o seu número privado, por Manuela Moura Guedes.
De acordo com o "Expresso", o pedido surgiu na manhã de segunda-feira, 26 de Julho, quando o ex-administrador da TVI ainda constava da lista de Secretários de Estado apresentada pelo Governo em Belém.
O semanário também apurou que o Primeiro-Ministro terá pedido a Paulo Portas que falasse directamente com Miguel Pais do Amaral, patrão da TVI, que é amigo do líder do CDS-PP. Passos também pediu a Miguel Relvas que telefonasse a Moura Guedes a fim de confirmar os dados.
Reacção
Em entrevista no "Jornal da Noite" da SIC, Bernardo Bairrão questionado sobre as investigações pela Secreta, diz achar "normal que os membros do Governo sejam descortinados em relação ao seu passado". "O que me preocupa", adiantou, "é que as conclusões das investigações não sejam claras".
O ex-administrador da TVI garante que nunca teve negócios em Angola, diz ser uma "pessoa idónea" e afirma que não foi afastado do Governo. "Pus o meu lugar à disposição."
Bairrão pede, por isso, "respeito" pelo seu "bom nome". Em relação à sua vida pessoal e empresarial, alvos das investigações pelos serviços secretos, Bairrão diz-se "perfeitamente confiante". "São insinuações sem qualquer fundamento."
Bairrão pondera a hipótese de vingança pessoal por Moura Guedes. "Seria muito triste que por detrás destas coisas estivessem vinganças". O ex-administrador da TVI diz que o relatório da secreta sobre os seus alegados negócios seja tornado público, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
Bairrão disse ainda que, na semana passada, pediu ao actual Conselho de Administração da Media Capital que faça uma auditoria a todas as operações realizadas em Angola e no Brasil. O pedido terá sido aceite.
A grande influência da família "Moniz".

Memória Histórica - 17 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Inaugurada a Disneyland. É tocada pela primeira vez a "Water Music" de Händel. A "Guerra dos Cem Anos". A conferência de Potsdam. Surge o ar condicionado. Timor-Leste anexado pela Indonésia. Nasceram Billie Holiday e John Coltrane. Bob Marley e "No woman no cry".

sábado, 16 de julho de 2011

Grécia + Portugal + ... + ... + ... = E. U. A.

A poucos dias de se esgotar o prazo para evitar que os EUA entrem em incumprimento da dívida, Obama deu ontem uma conferência de imprensa na Casa Branca, onde apelou ao "bom senso" dos republicanos para se chegar a um acordo sobre o aumento do tecto máximo da dívida pública do país.

Para desdramatizar a situação - Barack Obama fez uma comparação explosiva e curiosa. "Não somos a Grécia! Não somos Portugal!", referindo-se ao facto de os dois países terem sido forçados a pedir um empréstimo à UE e ao FMI por não conseguirem controlar os seus défices.

Diferenças

Enquanto a Grécia e Portugal não podem aumentar o limite do tecto da dívida, é exactamente isso que os USA vão fazer.

Cartoon Elias - 16 Julho 2011

Memória Histórica - 16 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Partida da Apolo XI em direcção à Lua. Canonização de S. Francisco de Assis. Criado pela primeira vez na Europa dinheiro feito de papel - as notas. O primeiro parquímetro. Mozart estreia a sua primeira ópera, "O Rapto do Serralho". Nasceram Roald Amundsen, Ginger Rogers e Stuart Copeland. Os Mler Ife Dada com "Zuvi Zeva Novi".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cartoon Elias - 15 Julho 2011

Memória Histórica - 15 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Jerusalém e a primeira cruzada. A pedra de Rosetta. Criada a margarina. A fundação Mozzila. Nasceram Rembrandt, a rainha D. Estefânia, Aníbal Cavaco Silva e Anton Chekhov. Percy Sledge e "When a Man Loves a Woman".

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cartoon Elias - 14 Julho 2011

Memória Histórica - 14 Julho 2011


DESCRIÇÃO: A tomada da Bastilha, durante a Revolução francesa. Os nazis aprovam a Lei da Higiene Racial. Lançamento da sonda Mariner 4. Criado o termo 'MP3'. nasceram Gustav Klimt e Ingmar Bergmann. Donna Summer com "Bad Girls".

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A relação amigável do Governo com o Zé Povo

Quererá o Governo explicar ao Zé Povo que o novo imposto só incide nos rendimentos do trabalho e deixa de fora os rendimentos de capitais e os lucros?
Jogarão por certo com a vergonha, passividade e ignorância de muitos que votaram neste Governo que impedem a sua revolta.

Cartoon Elias - 13 Julho 2011

Memória Histórica - 13 Julho 2011


DESCRIÇÃO: O dia do concerto Live Aid. Assinatura do Tratado de Berlim de 1878. A morte de Marat. Colocação do célebre letreiro de Hollywood. Nasceu Harrison Ford. Morreu Compay Segundo. Frank Sinatra e "From the bottom of my heart".

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cartoon Elias - 12 Julho 2011

Memória Histórica - 12 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Os Rolling Stones apresentam-se em público pela primeira vez. Elvis Presley assina o seu primeiro contrato musical. Nasceu o pensador e humanista Erasmo de Roterdão. São Tomé e Príncipe tornou-se república independente. Nasceu Amedeo Modigliani. Zager & Evans com "In the year 2525".

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Patinaço I

Professor Santana Castilho arrasa Passos Coelho


Prof. Santana Castilho especialista em ensino arrasa Pedro Passos Coelho no "Jornal das 7" da SIC Notícias - 03 Julho 2011
Vale a pena recordar a todo o momento esta opinião.

Avaliação de Desempenho Docente


Conversa com Pedro Passos Coelho "Bragança Conta Comigo"
Vamos ver o que passará no Parlamento com a "Avaliação de Desempenho Docente"

Cartoon Elias - 11 Julho 2011

Memória Histórica - 11 Julho 2011


DESCRIÇÃO O massacre de Srbrenica. A população mundial ultrapassa os 5 biliões. Descoberta dos exércitos de terracota da China. Eclipse total do Sol de 1987. Nasceram Giorgio Armani e Suzanne Vega. David Bowie e "Space Oddity".

domingo, 10 de julho de 2011

Portugal de Tanga I

A Moody's atira Portugal para o inferno e Passos ainda não entendeu
que a Moddy's não acredita neste Governo.

Memória Histórica - 10 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Nasceu o reformador João Calvino. Os aliados iniciam a invasão da Sicília. Lançado o Telstar, satélite de comunicações. Nils Bolin recebe a patente do cinto de segurança com três pontos de fixação. Boris Ieltsin tornou-se o primeiro presidente eleito da Rússia. Nasceu Marcel Proust. Morreu o imperador Adriano. Billie Holiday e "Billie's blues".

Cartoon Elias - 09 Julho 2011

Memória Histórica - 09 Julho 2011


DESCRIÇÃO: As tropas liberais de D. Pedro põem fim ao cerco do Porto. Primeira operação de peito aberto ao coração. Johnny Weissmüller quebra pela primeira vez a barreira de 1 minuto a nadar 100 metros livres. Um tsunami gigantesco atinge a baía de Lituya, no Alasca. Estudantes iranianos saem à rua em protesto, exigindo reformas e liberdade de imprensa. Nasceu Tom Hanks. Morreu Vinicius de Moraes. Os Police com "Every breath you take".

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cartoon Elias - 08 Julho 2011

Memória Histórica - 08 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Partida da armada que descobriu o caminho marítimo para a Índia sob o comando de Vasco da Gama. Desembarque do Mindelo, durante as Guerras Liberais. Tensão política em Timor-Leste leva o primeiro-ministro Mari Alkatiri a pedir a demissão. Morreu Amélia Rey Colaço. Saíu o primeiro número do Wall Street Journal. Nasceram Manuel de Arriaga e Beck. David Withers e "Lean on me".

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Purgatório Moderno

Cartoon Elias - 07 Julho 2011

Memória Histórica - 07 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Atentados terroristas de 2005 em Londres. Vasco da Gama nomeado capitão-mor da armada que descobriu o caminho marítimo para a Índia. Colocado pela primeira vez à venda o pão fatiado. Criados os parafusos Philips. Boris Becker vence o torneio de Wimbledon com apenas 17 anos. Cerimónia fúnebre de homenagem a Michael Jackson. Nasceram Gustav Mahler, Marc Chagall. Prince e "Purple Rain".

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os factos são indesmentíveis....


Jorge Bateira, economista doutorado pela Universidade de Manchester.

Memorando da Troika vai falhar....


Portugal em crise e sob tutela. Qual a Alternativa?
Jorge Bateira, economista doutorado pela Universidade de Manchester.

Ba2 - Lixo

A Moody's, uma das principais agências de rating, cortou a avaliação de Portugal para a nota Ba2 - classificação equivalente a "lixo"
O corte da Moody's vai ter impacto sobre os bancos e economia do país.
O colateral que os bancos entregam ao Banco Central Europeu para receberem financiamento vai aumentar, retirando mais capital à banca.
Um balde de água fria para os Senhores Silva e Passos.

Memória Histórica - 06 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Descoberta da vacina contra a raiva. Diogo Cão chega à foz do rio Congo. Surgiu o dólar americano. Nasceram Frida Kahlo, o Dalai Lama e George W. Bush. Morreu William Faulkner. A orquestra de Benny Goodman e "Sing sing sing".

terça-feira, 5 de julho de 2011

TGV

Diz o Senhor Passos que não quer o TGV.
A apresentação do Programa de Governo funcionou como tiro de partida para que vários "lobbies", habitualmente discretos, saltassem alvoroçadamente da toca vendo os seus interesses na iminência de ser beliscados.

A notícia da suspensão do TGV parece ter posto os cabelos em pé a muita gente, do consórcio ELOS, liderado pela Soares da Costa e pela Brisa (que se preparava para cobrar 1,359 mil milhões de euros, sem IVA, pela construção, mais 12,2 milhões por ano pela manutenção dos 167 quilómetros do troço Poceirão-Caia, ameaçando agora reclamar 150 milhões de indemnização ao Estado.

Entretanto, o Ministro espanhol do Fomento, para quem suspender o TGV é uma "má decisão" pela qual poderão vir ser pedidas explicações a Portugal (que é como quem diz aos contribuintes portugueses).

O Senhor Passos não sabe onde se meteu. Dêem-lhe tempo. Acabará por descobrir, os "lobbies" regressarão a penates e tudo voltará à normalidade.

Temos que sair à rua e dizer a este Governo que "BASTA - NÃO PAGAMOS!"


FMI Não!

Com o apoio da Presidência da República

Assembleia da República - Rejeitado

Após a tentativa falhada de se tornar Presidente da Assembleia da República, Passos Coelho convida Nobre para Conselheiro de Estado.
Uma boa maneira de receber mais um pote de euros sem nada fazer.
Consta que Nobre rejeitou o cargo de Conselheiro, talvez para não arriscar mais uma rejeição.

Cartoon Elias - 05 Julho 2011

Memória Histórica - 05 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Primeira apresentação do biquini causa sensação. Newton publica os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural". António Salazar nomeado Presidente do Conselho de Ministros. Nasceu a ovelha Dolly. Cabo Verde tornou-se república independente. A estreia de Seinfeld. Nasceu Jean Cocteau. Percy Faith e "Delicado".

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ministro da Defesa

Cartoon Elias - 04 Julho 2011

Memória Histórica - 04 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Nasce "Alice no País das Maravilhas". Walt Whitman publica as "Folhas de Erva". Assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Israelitas levam a cabo a Operação Entebbe. A sonda Mars Pathfinder aterra no solo de Marte. Coreia do Norte provoca crise ao lançar mísseis de teste. Nasceram Manolete, Di Stefano e Ute Lemper. Os Beach Boys e "I get around".

domingo, 3 de julho de 2011

Memória Histórica - 03 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Karl Benz dá o primeiro passeio num automóvel. Batalha de Gettysburg decide o rumo da Guerra Civil dos EUA. Primeiros passos do Dow Jones. A Argélia torna-se independente. Morreram Franz Kafka e Jim Morrison. Os Human League e "Don't you want me".

sábado, 2 de julho de 2011

Ministro da Troika Portuguesa

O Zé Povo que se lixe!

Cartoon Elias - 02 Julho 2011

Memória Histórica - 02 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Guiglielmo Marconi recebe a patente do rádio. Thomas Savery e a máquina a vapor. O primeiro voo do Zepelim. O Presidente Lyndon Johnson assina a Lei dos Direitos Civis americanos. O Ministro Manuel Pinho faz no Parlamento um gesto que o leva à demissão. Morreram Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner Andresen. Em 2005, o Concerto Live8 juntou estrelas de todo o mundo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

- Trafulhices do XIX Governo Constitucional - Parte I

Enforquemos o Povo - De novo a in(constitucionalidade)

No I Debate no Parlamento do novo Governo, Passos Coelho anunciou um novo imposto
Os trabalhadores e pensionistas portugueses vão pagar este ano uma taxa extraordinária de imposto sobre o rendimento (IRS) cujo impacto será equivalente a um corte de metade do subsídio de Natal acima do salário mínimo.

Outra vez a (in)constitucionalidade

De acordo com fiscalistas consultados, a aplicação da medida será muito complexa, levantando vários problemas. O primeiro prende-se com a chamada retroactividade do imposto, contrária à Constituição. Por outras palavras, a nova taxa está a incluir não só rendimentos futuros, mas também passados (auferidos desde o início do ano), o que viola o princípio da não retroactividade fiscal.

"Este novo imposto levanta-me questões e dúvidas porque viola o princípio da boa-fé com os contribuintes", afirma o constitucionalista Bacelar Gouveia. "Ainda assim, o Tribunal Constitucional (TC) já se pronunciou sobre uma situação idêntica em 2010, decidindo a favor do Estado. É assim provável que repita o acórdão já emitido", acrescenta. O ano passado a mesma questão da retroactividade foi levantada quando o governo de José Sócrates lançou uma taxa adicional também sobre o IRS. Nessa altura, curiosamente, o CDS-PP, hoje no Governo, foi o partido mais crítico sobre a medida. Em 2010, como provavelmente este ano, a situação de emergência financeira do país deverá falar mais alto que o atropelo à lei.

Mesmo assumindo que o TC não se pronunciará contra a medida, a aplicação técnica da mesma será muito complexa. "A ser adoptada como novo imposto, esta contribuição especial implicará uma alteração orçamental (orçamento ''rectificativo'', do lado das receitas), atentando ao princípio da tipicidade qualitativa das receitas, que exige a previsão orçamental da nova espécie da receita, para poder ser cobrada já no ano em curso, e uma proposta concreta do governo e a sua aprovação pelo parlamento", aponta o fiscalista Rogério Fernandes Ferreira.

A medida anunciada contraria as garantias dadas por Passos Coelho em várias ocasiões anteriores. Durante uma visita à Escola Secundária de Forte da Casa, no concelho de Vila Franca de Xira, o mesmo Passos Coelho foi abordado por duas estudantes que lhe perguntaram: "Vai tirar os subsídios de férias aos nossos pais?"."Eu nunca ouvi falar disso no PSD", respondeu então Pedro Passos Coelho. "Isso é um disparate", reforçou Passos Coelho, que afirmou até aqui que não agravaria a tributação sobre o rendimento, preferindo subir o IVA (sobre o consumo).

A trafulhice de Passos Coelho continuará.

Votaram nestes trafulhas e agora aguentem-se!

Cartoon Elias - 01 Julho 2011

Memória Histórica - 01 Julho 2011


DESCRIÇÃO: Publicado o I volume da "Enciclopédia" de Diderot. Darwin e Wallace apresentam os seus estudos sobre a origem e evolução das espécies. Abolida a pena de morte para crimes civis em Portugal. A SONY lança o walkman. Yasser Arafat regressa à Palestina. Bandeira chinesa é hasteada em Hong Kong, em 1997. Nasceram Amália Rodrigues, George Sand, Estée Lauder, Diana Spencer, princesa de Gales. Morreu Marlon Brando. Bing Crosby e "I'll be seing you".