terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 30 Agosto 2011


Memória Histórica - 30 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: O nascimento de uma nova nação, Timor-Leste. Vitória do movimento sindical polaco "Solidariedade". Fontes Pereira de Melo lidera o recém-criado Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria. A viagem inaugural do vaivém Discovery. O julgamento de Milosevic. Nasceram Mary Shelley, Rânia da Jordânia. Morreu Nicolau Nasoni. Os Oasis cantam "Supersonic", single de estreia do primeiro álbum da banda.

Memória Histórica - 29 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Portugal reconhece a independência do Brasil. D. Afonso V conquista a cidade de Tânger. A morte de Atahualpa e o fim da civilização dos incas. Gottlieb Daimler e a motocicleta. O furacão Katrina continua a arrasar Nova Orleães. Nasceram John Locke, o Mestre Aleijadinho, Charlie Parker e Ingrid Bergman. Os Los Lobos cantam La Bamba.

Cartoon Elias - 28 Agosto 2011


Memória Histórica - 28 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Martin Luther King faz o célebre discurso "I Have a Dream". O assassínio de um adolescente negro, Emmett Till. O divórcio de Carlos e Diana, príncipes de Gales. O furacão Katrina arrasa Nova Orleães. Nasceram Goethe e Leo Tolstoy. As Marvelettes cantam "Please, Mr. Postman".

sábado, 27 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 27 Agosto 2011


Memória Histórica - 27 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Edwin Drake inventa um método de extracção de petróleo. O IRA assassina Lord Mountbatten. O primeiro Livro Guinness dos Recordes. Nasceram Confúcio, Hegel, Man Ray, Madre Teresa de Calcutá e Deco. Morreu o pintor Tiziano. Madonna com "Music".

Cartoon Elias - 26 Agosto 2011


Memória Histórica - 26 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Aprovada em França a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Júlio César entra nas ilhas britânicas. A prisão dos escravos amotinados do navio Amistad. Michelangelo aceita a encomenda para fazer a Pietá. Nasceram Antoine Lavoisier e Julio Cortázar. Morreu Carlos Paião. Os Beatles e "Hey Jude".

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 25 Agosto 2011


Memória Histórica - 25 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: O incêndio do Chiado. Portugal perde a independência na Batalha de Alcântara. A libertação de Paris após quatro anos de ocupação nazi. Nasceram Leonard Bernstein, Sean Connery e Tim Burton. Morreu Eduardo Prado Coelho. Bruce Springsteen e "Born to run".

Cartoon Elias - 24 Agosto 2011


Memória Histórica - 24 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: O Vesúvio destrói Pompeia e Herculanum. A bíblia de Gutenberg. Afonso de Albuquerque em Malaca. O massacre do dia de S. Bartolomeu. A eleição de Manuel de Arriaga. Nasceram Jorge Luis Borges, Léo Ferré, Paulo Coelho. Elvis Presley e "Love me tender".

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 23 Agosto 2011


Memória Histórica - 23 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A corrente humana do Báltico em 1989. Assinado o Pacto von Ribbentropp-Molotov entre a Alemanha nazi e a União Soviética. O caso Sacco e Vanzetti. Nasceram Alexander Calder e Gene Kelly. Morreu Rodolfo Valentino. Jeff Buckley e "Hallelujah".

Cartoon Elias - 22 Agosto 2011


Memória Histórica - 22 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Conquista de Ceuta. Assinada a I Convenção de Genebra. Descoberta da cidade de Petra. Michael Collins é assassinado. Começa a ser produzida a vitrola. O roubo de "O Grito" e "Madonna". Nasceram Claude Débussy, Leni Riefenstahl, Henri Cartier-Bresson. Morreu Alfredo da Silva. Martha and the Vandellas e "Dancing in the Street".

domingo, 21 de agosto de 2011

Memória Histórica - 21 Agosto 2011


DESCRIÇÃO James Cook reclama a Austrália para a coroa britânica. Vitória luso-britânica na batalha do Vimeiro. Promulgada a Constituição Portuguesa de 1911. O roubo da Mona Lisa. Nelson Évora conquista a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Derrocada na praia Maria Luísa soterra cinco pessoas. Nasceu Usain Bolt. Morreu Alexandre O'Neill. Fats Waller e "Ain't misbehaving".

sábado, 20 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 20 Agosto 2011


Memória Histórica - 20 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Os tanques soviéticos pôem fim à Primavera de Praga. Leon Trostki é assassinado pela secreta soviética. A batalha de Yarmur lança a expansão dos muçulmanos. Descoberta do parasita que provoca a malária. Desastre aéreo de avião da Spanair, em Barajas. Nasceram São Bernardo de Claraval e Salvatore Quasimodo. Os Blur e "House in the country".

Cartoon Elias - 19 Agosto 2011



Memória Histórica - 19 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Daguerre cria o primeiro processo de fixar imagens em papel - o princípio da fotografia. Sérgio Vieira de Mello morre num atentado terrorista. Um golpe de estado coloca no poder o Xá Reza Pahlevi. Nasceram Coco Chanel, Bill Clinton e Maria de Medeiros. Morreram Federico García Lorca e Groucho Marx. Ella Fitzgerald e Louis Armstrong com "Summertime".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 18 Agosto 2011


Memória Histórica - 18 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A primeira pílula anticoncepcional. Golpe de Estado em Moscovo tenta derrubar Gorbachov. Inauguração da Praça de Touros do Campo Pequeno. Publicado o romance "Lolita", de Nabokov. Nasceram Antonio Salieri, Robert Redford e Edward Norton. Morreram Honoré de Balzac e Gengis Khan. Domenico Modugno e "Volare".

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 17 Agosto 2011


Memória Histórica - 17 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: O lançamento do CD - Compact Disc. Joseph Pulitzer faz uma doação para a Universidade de Harvard criar um curso e um prémio de jornalismo. O primeiro filme de desenhos animados. A primeira travessia do Atlântico em balão de ar quente. Bill Clinton admite ter tido "relações impróprias" com a estagiária Monica Lewinski. Nasceram Robert de Niro e Sean Penn. Miles Davis com John Coltrane em "So what", do álbum "Kind of blue".

Cartoon Elias - 16 Agosto 2011


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 15 Agosto 2011


Memória Histórica - 15 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Índia torna-se independente do Reino Unido. Criação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Assinado o primeiro contrato comercial entre a China e Portugal. Inauguração do canal do Panamá. Nasceram Santo António de Lisboa, Napoleão Bonaparte e António Silva. Jimmy Hendrix no festival de Woodstock.

Memória Histórica - 14 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Batalha de Aljubarrota. Inauguração do Coliseu dos Recreios. O Imperador Hirohito anuncia a rendição total do Japão. Lech Walesa encabeça a luta dos trabalhadores dos estaleiros de Gdansk. O "apagão" gigantesco nos EUA e Canadá. Nasceram Rosa Ramalho e Renée Goscinny. Morreram Bertold Brecht e Czeslaw Milosz. Sonny and Cher com "I got you babe".

sábado, 13 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 13 Agosto 2011


Memória Histórica - 13 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Começa a construção do muro de Berlim. Kemal Ataturk é eleito Presidente da Turquia. Começa a Revolução Cultural na China de Mao Tse Tung. Produzido o primeiro aço inoxidável. Fundada a BMW. Nasceram Alfred Hitchcock e Fidel Castro. Morre António de Spínola. As Supremes e "You can't hurry love".

Cartoon Elias - 12 Agosto 2011


Memória Histórica - 12 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A rainha egípcia Cleópatra suicida-se. Carlos Lopes conquista a medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos de 1984. A IBM lança o primeiro computador pessoal. O naufrágio do submarino Kursk. Nasceram Miguel Torga, Cantinflas e Jean Nouvel. Morreu Ernesto de Melo Antunes. Janis Joplin e "Get it while you can".

Cartoon Elias - 11 Agosto 2011



Memória Histórica - 11 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Batalha das Termópilas. Rodrigo de Bórgia torna-se Papa Alexandre VI. Fundação da Al-Qaeda. Nasceu Enyd Blyton. Morreram Pedro Nunes e Jackson Pollock. Os Contours com "Do you love me".

Cartoon Elias - 10 Agosto 2011


Memória Histórica - 10 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Fernão de Magalhães inicia a primeira viagem marítima à volta do mundo. A sonda espacial Magalhães chega a Vénus. Registada a patente da tampa com rosca. Estreia do primeiro programa de "apanhados" na TV. Nasceram Jorge Amado e Antonio Banderas. Fats Domino e "I want to walk you home".

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Verão Algarvio II

Ainda não tem um ano de casa e já tem umas férias algarvias.
Privilégios senhores!

Verão Algarvio I


Cartoon Elias - 09 Agosto 2011


Memória Histórica - 09 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A missa inaugural da Capela Sistina, no Vaticano. Início da construção da Torre de Pisa. Lançada a bomba atómica sobre Nagasaki. Mahatma Gandhi é preso pelas autoridades britânicas. Nasceram Jean Piaget e Audrey Tatou. Morreu Hermann Hesse. Os ABBA com "The winner takes it all".

Cartoon Elias - 08 Agosto 2011


Memória Histórica - 08 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Bartolomeu de Gusmão faz subir o primeiro balão de ar quente. O presidente dos EUA Richard Nixon apresenta a renúncia ao cargo, devido ao Watergate. Fundada a cidade do Huambo, Angola. Hitler começa o ataque aéreo a Inglaterra. Abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. nasceram Emiliano Zapata, Dustin Hoffmann e Roger Federer. Brian Hyland com "Itsy bitsy teenie weenie yellow polkadot bikini".

domingo, 7 de agosto de 2011

Memória Histórica - 07 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Philipe Petit cruza o espaço entre as torres do World Trade Center sobre um cabo metálico. Atentados terroristas às embaixadas americanas no Quénia e na Tanzânia. Simon Bolivar derrota os espanhóis na batalha de Boyacá. Começam as obras de construção do metropolitano de Lisboa. Nasceram Mata Hari e Caetano Veloso. Paul Anka e "Diana".

Cartoon Elias - 06 Agosto 2011

Memória Histórica - 06 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Lançamento da bomba atómica sobre Hiroshima. Primeira execução pela cadeira eléctrica. Inauguração da ponte sobre o rio Tejo. Nasceram Alexander Fleming e Andy Warhol. Morreu Diego Velázquez. Chubby Checker mostrou ao mundo como se dança o twist.

Cartoon Elias - 05 Agosto 2011

Memória Histórica - 05 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Batalha de Jafa, na Terceira Cruzada. Instalação do cabo de telecomunicações que ligou a Europa à América. Colocada a primeira pedra no pedestal da estátua da Liberdade. Nasceram Guy de Maupassant e Neil Armstrong. Morreram Friedrich Engels, Carmen Miranda e Marilyn Monroe. Os Rolling Stones e "Miss You".

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 04 Agosto 2011

Memória Histórica - 04 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A Batalha de Alcácer-Quibir. O monge D. Pérignon descobre o champanhe. Oficiais nazis prendem Anne Frank e a família. Nelson Mandela é preso, acusado de organizar manifestações ilegais. Nasceram Raoul Wallenberg, José Luis Zapatero e Barack Obama. Os Everly Brothers e "Wake up little Susie".

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Duelo Político

A guerra começou no passado sábado, com Paulo Portas, nas comemorações do 37º Aniversário do CDS-PP, no Funchal, a criticar o "endividamento excessivo" e uma "despesa acima das possibilidades da região". "Esse foi o caminho que levou o país à situação que todos conhecem", concretizou Portas.

João Jardim não gostou e, no seu estilo habitual, não se inibiu de o demonstrar, quando questionado sobre os ataques feitos por Paulo Portas: "Não falo de pessoas que não conheço. Não o conheço".

Guardou os ataques ao CDS para a festa anual do partido no Chão da Lagoa, que, por coincidência, decorreu no mesmo fim-de-semana em que Portas foi à Madeira festejar o aniversário do CDS. Sem nunca mencionar Paulo Portas, Jardim referiu-se aos centristas como "os fariseus do CDS" e "falsos cristãozinhos", que criticou por terem optado pela abstenção na votação da lei das finanças regionais. (...) "Vejam a lata deles. Dizendo-se um partido cristão foram para a Assembleia da República querer fechar o "Jornal da Madeira". São aqueles fariseus que têm de ser expulsos do templo com chicote" (...) "eles sabem é jogar no casino".

O líder do PSD/Madeira disse compreender a ausência do Primeiro-Ministro da festa dos sociais-democratas da Madeira e até reconheceu que seria arriscado Passos Coelho marcar presença naquele evento, devido "às rasteiras" dos jornalistas, chegando a afirmar que "Gostava de estar com os meus amigos, entre os quais o líder do PSD. Tenho pena, mas compreendo", realçando que "é uma questão de protecção para o próprio Primeiro-Ministro".

As relações entre Passos e Jardim nem sempre foram as melhores e o líder do PSD/Madeira chegou a assumir que não se revia no actual Primeiro-Ministro. No final de 2009, Jardim afirma que "Eu só me revejo naquilo que entendo rever-me e neste momento não estou a ver mais nenhum candidato, o único que disse que era candidato foi esse senhor, não me revejo no homem, portanto, estou fora".

Porreiro Pá!

Cartoon Elias - 03 Agosto 2011

Memória Histórica - 03 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: Cristóvão Colombo parte na viagem de descoberta da América. A França declara guerra à Alemanha, em 1914. O atleta Jesse Owens triunfa nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Nasceram Tony Bennet e Martin Sheen. Morreram Joseph Conrad e Aleksandr Slojhenitsine. Los Del Rio com "Macarena".

Cartoon Elias - 02 Agosto 2011

Memória Histórica - 02 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: O Iraque invade o Koweit e dá início à guerra do Golfo. Aníbal impõe derrota pesada ao exército de Roma, na batalha de Canas. Hitler torna-se ditador absoluto na Alemanha, proclamando-se "führer". As primeiras escovas de dentes com cerdas de nylon. Nasceram José Afonso e Peter O'Toole. Os Black Eyed Peas com "I gotta feeling".

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cartoon Elias - 01 Agosto 2011

Memória Histórica - 01 Agosto 2011


DESCRIÇÃO: A expulsão dos judeus de Espanha. Tropas inglesas desembarcam em Lavos para defrontar o exército francês de Napoleão. Adopção do metro como unidade de medida pela Academia das Ciências de França. O primeiro jipe. Maria de Lurdes Pintasilgo torna-se a primeira mulher a exercer o cargo de Primeiro-Ministro em Portugal. Nasceram Herman Melville, Yves Saint-Laurent e Ney Matogrosso. Primeira emissão da MTV mostra "Video killed the radio star", dos Buggles.

Memória Histórica - 31 Julho 2011


DESCRIÇÃO: A Alemanha inicia a República de Weimar. O nazi Hermann Goering dá ordens para a "solução final da questão judaica". Fundado o Partido Nacionalista Basco. Fidel Castro entrega a liderança de Cuba ao irmão, Raul Castro. Nasceram Jean Dubuffet e J.K. Rowling. Antoine de Saint-Exupéry desaparece no Mediterrâneo. James Taylor e "You've got a friend".