sábado, 30 de abril de 2011

God Bless Portugal

God Bless Portugal

Accionista-Mór do BPN

Este accionista-mór é o mesmo que tanto defende a juventude.

BPN - Portugal Uncut


Não têm um modelo de protesto fixo, um discurso formatado, não saem à rua a horas certas e não precisam de sair todos ao mesmo tempo. São um movimento pacífico, as suas armas são a imaginação, a informação e o poder que têm quando se juntam na rua, nas redes sociais, por aí.

Como vês, é fácil.

Se quiseres organizar um protesto na tua cidade, fá-lo! Lá nos encontraremos!

Cartoon Elias - 30 Abril 2011

Memória Histórica - 30 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Queda de Saigão e fim da Guerra do Vietname. Adolf Hitler suicida-se. Começam as manifestações das Mães da Praça de Maio. Nasceram António Guterres, Jane Campion, Lars von Trier. Sara Tavares e "Chamar a Música".

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pigs in Lisbon

Cartoon Elias - 29 Abril 2011

Memória Histórica - 29 Abril 2011


DESCRIÇÃO: A rendição da Alemanha nazi e o fim da II Guerra Mundial. A criação do fecho éclair. Os motins violentos de Los Angeles. Torturas das tropas norte-americanas aos prisioneiros de Abu Ghraib. Nasceram Duke Ellington, Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman e Andre Agassi. Os "Simply Red" cantam "It's Only Love".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Publicação "Fenomenologia do Ser", por hipo(pa)tético PM

in "Público", 22 Fevereiro 2009

A resposta à entrevista deste pacóvio cultural não se fez esperar. O tão atento Pacheco Pereira no seu blog http://abrupto.blogspot.com/2009/02/biografias-do-nada-mania-muito.html, ridiculariza e prefere ironizar, colocando "Fenomenologia do Ser" no mesmo plano do extraordinário Concerto para Violino, de Chopin (uma das peças musicais preferidas de Santana Lopes).

"BIOGRAFIAS DO NADA: "QUERIA COISAS MAIS DIRECTAS"

A mania muito portuguesa do dropping names para mostrar cultura dá como resultado o Concerto para Violino de Chopin e as mesas de cabeceira sempre cheias de Eça de Queiroz. Passos Coelho em mais uma entrevista do nada, - o mais significativo da entrevista é o acto de dá-la na pose de "candidato" -, resolveu atribuir-se também uma biografia do nada. Esta lista de leituras tem um pequeno problema para além da sua implausibilidade, é que não existe nenhuma Fenomenologia do Ser de Sartre, que eu saiba. Basta percorrer a lista de obras de Sartre para ver que não há nenhum livro com esse título, a não ser que seja um obscuro artigo que desconheço. "Fenomenologias" só conheço as de Hegel e de Husserl, nenhuma das quais na sua espessura e linguagem são livros que alguém, a não ser os especialistas de filosofia, podem dizer ter "lido". O subtítulo do O Ser e o Nada de Sartre é "Essai d'ontologie phénoménologique" e remete para a obra de Heidegger que também tem lá um "ser", mas, de novo, nenhuma destas obras são algo que alguém diga que se senta numa cadeira, pela fresca da tarde, a ler os "tijolos" de Sartre e Heidegger, porque tem "interrogações existenciais". Só quando não se faz a mínima ideia do que são estas obras, é que se pode falar assim delas, mesmo das inexistentes."

Tachista no seu melhor

(clicar imagem)
(...)
Passos Coelho foi/é administrador executivo (na sombra) da Fomentinvest - principal accionista da Caixa Geral de Depósitos, através da Caixa Capital.
Em entrevista ao "Expresso", Passos Coelho quer retirar o Estado e a Caixa Geral de Depósitos da área dos negócios e que não abandonará a Fomentinvest, embora garanta que não se manterá na administração.
Mais um chico-esperto em busca de um tacho chorudo, que acaba por confessar que "se me pergunta se eu vivo confortavelmente com um emprego para a vida toda, a resposta é não. Tenho que fazer pela vida".
in "Expresso", 23 Janeiro 2010

Cartoon Elias - 28 Abril 2011

Memória Histórica - 28 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Neste dia, Mário Soares desembarcou em Lisboa, regressado do exílio. Em 1945 Benito Mussolini foi morto por guerrilheiros anti-fascistas. Em 1902 foi fundado o Manchester United. Em 2001 Dennis Anthony Tito tornou-se o primeiro turista espacial. Nascimentos: António de Oliveira Salazar, Jay Leno, Penélope Cruz e Ricardo Araújo Pereira. Em 1979 os Blondie chegaram ao nº 1 do top com «Heart of Glass».

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Passos Coelho e a Boa Páscoa aos Portugueses


Xaxadas de Abril
Uma família tão unida...

Tango dos Pequenos Burgueses - José Jorge Letria

As Portas que Abril abriu


O 25 de Abril de mão dada com o saudoso poeta
José Carlos Ary dos Santos.

25 de Abril sempre!

No 33º Aniversário do 25 de Abril, em 25 Abril 2007 -, o Senhor Silva sugeriu reflexão sobre as Comemorações da Revolução.

Logo no início do discurso na Sessão Solene do 33º Aniversário da Revolução dos Cravos, Cavaco Silva interrogou-se se "continuará a fazer sentido" manter o actual modelo "ou se será tempo de inovar".

Questionou que "De tão repetidas nos mesmos moldes, o que resta verdadeiramente da Comemoração do 25 de Abril? Continuará a fazer sentido manter esta forma de festejarmos o Dia da Liberdade ou será tempo de inovar?".

Por fim, e sem fazer qualquer sugestão prática, o Senhor Silva deixou “uma reflexão” aos deputados e sugeriu que se repense o modelo de “Comemorações do 25 de Abril” questionando-se se não estarão a “converter-se num ritual que já diz pouco" aos cidadãos.

Acaba o seu discurso com a abusiva interrogante: "Preocupo-me sobretudo com o sentido que este Dia da Liberdade possui para os mais jovens, aqueles que nasceram depois de 1974. É deles o futuro de Portugal. O que dirá este cerimonial às gerações mais novas?".

As comemorações oficiais do 25 de Abril constam da tradicional Sessão Solene na Assembleia da República, com intervenções de representantes dos partidos, do Presidente do Parlamento e Presidente da República.

Cartoon Elias - 25 Abril 2011

Memória Histórica - 25 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Hoje é 25 de Abril, o dia da "Revolução dos Cravos". Em 1719 foi publicado o livro "As aventuras de Robinson Crusoe". Em França foi feita a primeira execução com guilhotina. Nascidos a 25 de Abril: D. Carlota Joaquina, Guglielmo Marconi, Ella Fitzgerald, Albert Uderzo. Neste dia, em 1970, os "Jackson Five" chegaram ao nº 1 do top com «ABC».

domingo, 24 de abril de 2011

Memória Histórica - 24 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Em 1990 foi lançado Telescópio Espacial Hubble. A 24 de Abril o exército grego entrou em Tróia. Em 1915 começou o genocídio da Arménia. A 24 de Abril de 1974 Otelo Saraiva de Carvalho e um grupo de oficiais do MFA instalaram o seu Posto de Comando no Regimento da Pontinha. Em 2005 Ratzinger subiu ao trono papal com o nome de Bento XVI. Nascimentos: Barbra Streisand, Jean-Paul Gaultier. Em 1970 morreu Cassiano Branco. Em 1982 as "Doce" cantaram "Bem Bom" no Festival Eurovisão da Canção.

sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa em Portugal

O PSD e o Presidente da República pensavam que eram "favas contadas" e contavam ainda com os ovos no "rabo da galinha", agora em apuros com as sondagens.

Cartoon Elias - 23 Abril 2011

Memória Histórica - 23 Abril 2011


DESCRIÇÃO: A 23 de Abril morreu S. Jorge. Em 1936 o Governo português aprovou a criação da Colónia Penal do Tarrafal. Em 1974 Otelo Saraiva de Carvalho entregou os envelopes com as instruções para o golpe planeado para a madrugada de 24 para 25 de Abril. Nascimentos: Max Planck, Artur de Sacadura Cabral, Pixinguinha, Sergei Prokofiev, Michael Moore. Em 1616 morrerram William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Em 1983 os Dexys Midnight Runners chegaram ao nº1 do top com "Come on Eileen".

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cartoon Elias - 22 Abril 2011

Memória Histórica - 22 Abril 2011


DESCRIÇÃO: É 22 de Abril, o dia em que em 1500 Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Em 1915 as tropas alemãs na I Guerra Mundial libertaram uma grande quantidade do gás cloro. Em 1945 Adolf Hitler reconheceu a derrota. Nascidos a 22 de Abril: Isabel I, rainha de Castela e Leão, Mariana Alcoforado, Immanuel Kant, Robert Oppenheimer, Vladimir Nabokov, Jack Nicholson e Kaká. Neste dia, em 1984, António Variações deu o seu último concerto.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

The Godfather II

The Godfather

O nosso "Godfather" ajudou ao caos que Portugal chegou.
Os portugueses esperam e agradecem uma explicação do seu envolvimento no BPN.

Cartoon Elias - 21 Abril 2011

Memória Histórica - 21 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Inauguração de Brasília. A morte do Tiradentes. A primeira vitória de Ayrton Senna, no Estoril. Nasceram Max Weber, Anthony Quinn, a rainha Isabel II, Iggy Pop, Bárbara Guimarães. Morreu Daniel Defoe. Elvis Presley e "Heartbreak Hotel".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mr. Presidente

Política Portuguesa

Legislativas 2011 - Maratona de Junho

Eleições Legislativas 2011 (II)

Cartoon Elias - 20 Abril 2011

Memória Histórica - 20 Abril 2011


DESCRIÇÃO: As tropas soviéticas entraram em Berlim. Louis Pasteur e Claude Bernard fizeram o primeiro teste de pasteurização. Ocorreu o massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Nasceram Alexandre Serpa Pinto, Adolf Hitler, Joan Miró e Nelson Évora. Billie Holiday gravou "Strange Fruit".

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Marioneta

Desta vez não defendeu a privatização da RTP.
Talvez mude de opinião nos próximos tempos.

Criadores de Porcos

Memória Histórica - 19 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Foi fotografado o famoso monstro de Loch Ness. Começou o massacre dos judeus, em Lisboa. Teve lugar o atentado de Oklahoma City. Joseph Ratzinger foi eleito Papa. Nasceram Getúlio Vargas, Fernando Botero, Roberto Carlos. Prince chegou ao número um do top com "Kiss".

FMI - Poul Thomsen

I WANT YOU PORTUGAL

Cartoon Elias - 19 Abril 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nobre Tacho

Cartoon Elias - 18 Abril 2011

Memória Histórica - 18 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Aconteceu o grande terramoto de São Francisco. Grace Kelly casou com Rainier, príncipe do Mónaco. Um bombista suicida destruiu a embaixada norte-americana em Beirute. Nasceram Lucrécia Bórgia, Bento de Jesus Caraça, António Fagundes, Haile Gebrselassie, Conan O'Brien. Aretha Franklin e George Michael cantam "I Knew you were waiting for me".

domingo, 17 de abril de 2011

Palhaçada do PSD

Estas Eleições Legislativas de 2011, vão ser no mínimo replectas de palhaçadas, sem sentido de Estado e respeito pelas instituições democráticas.

O candidato "nobre" a Presidente da Assembleia da República afirmou em entrevista ao "Expresso" que "Ainda não vi o programa eleitoral do PSD, mas confio em Passos Coelho". Esclarece ainda que "se, seja por que razão for, não puder ser nomeado Presidente da Assembleia, renuncio imediatamente ao mandato de deputado. Não serei só um deputado."

Mais uma "anedota" na vida política deste país, com o patrocínio da Presidência da República.

Assim vai Portugal

Memória Histórica - 17 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Começou a invasão da Baía dos Porcos, em Cuba. Cristóvão Colombo assinou o contrato que o levou à procura das Índias navegando pelo Ocidente. Martinho Lutero compareceu perante a Dieta de Worms. Giovanni da Verrazano chegou à baía de Nova Iorque. Nasceram Karen Blixen, Chavela Vargas, Victoria Beckham. Os Joy Division com "Shadowplay".

sábado, 16 de abril de 2011

Um homem na cidade

Cartoon Elias - 16 Abril 2011

Memória Histórica - 16 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Foi utilizada pela primeira vez a expressão Guerra Fria. A fortaleza de Masada, em Israel, caiu nas mãos dos romanos. Massacre no Instituto Politécnico da Universidade da Virgínia, EUA. Nasceram Charles Chaplin, Merce Cunningham, Peter Ustinov, Henry Mancini, Joseph Ratzinger. Dean Martin gravou "Everybody Loves Somebody".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

FMI - Extermínio dos Pobres e Neopobres

Estela Barbot, a única voz portuguesa no FMI


A Conselheira do Fundo Monetário Internacional em entrevista a José Gomes Ferreira.

Cartoon Elias - 15 Abril 2011

Memória Histórica - 15 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Abriu o primeiro McDonald´s. Primeiros passos do movimento impressionista. Começaram os protestos na praça de Tiananmen, em Pequim. Nasceram Leonardo da Vinci, Henry James e Bessie Smith. Morreu Beatriz Costa. Aretha Franklin gravou um dos seus grandes êxitos: "Think".

Memória Histórica - 14 Abril 2011


DESCRIÇÃO: Começou a tragédia do Titanic. Abraham Lincoln foi atingido a tiro por John Wilkes Booth. Thomas Edison fez a primeira demonstração do seu cinetoscópio - um aparelho precursor do cinema. Christiaan Huygens. Soeiro Pereira Gomes. Robert Doisneau. Adrien Brody. Sérgio Godinho canta "Os demónios de Alcácer-Quibir".

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Candeeiro de São Bento


O desaparecimento do professor Cavaco Silva

Por razões que se desconhecem, o Presidente Cavaco Silva decidiu esconder-se em Belém enquanto o FMI "ocupa" o país.

Mesmo o menos patriota dos portugueses arrisca-se a andar incomodado com a sucessão de conselhos, ralhetes, chamadas de atenção acintosas, etc., que os responsáveis europeus derramam sobre Portugal desde que o governo se viu obrigado a pedir a intervenção do FMI. A coisa não é bonita de se ver. No sábado, a reprimenda de Olli Rehn, o comissário europeu responsável pelas Finanças, ao Presidente da República foi de pôr os cabelos em pé. É verdade que Cavaco Silva pediu uma quadratura do círculo inexistente nos mecanismos de resgate financeiro - o tal empréstimo intercalar que a Europa não quer inventar à medida do que precisávamos, com eleições legislativas dentro de mês e meio. Mas tudo isto tem um travo de humilhação que dispensávamos.

Com o céu a cair-nos em cima da cabeça, é deveras surpreendente o absoluto silêncio do Presidente da República. A guerra aberta entre o governo e o PSD é essencial, do ponto de vista táctico, para fingir que existe qualquer hipótese de tanto um como o outro aparecerem com um programa que não seja comum nas eleições. Mas é difícil que sirva para alguma coisa, transformada que está numa telenovela que acrescenta ridículo à tragédia do recurso ao FMI.

É verdade que o Presidente da República não tem quaisquer poderes para "governar", seja de que maneira for. Mas, presidindo a um país com um governo em gestão a negociar com o FMI, exigia-se que não se remetesse exclusivamente aos bastidores. Foi o que fez durante as negociações para o Orçamento do Estado, quando praticamente todos os dias na praça pública insistia na urgência de o PSD viabilizar o documento. Por razões que se desconhecem, Cavaco decidiu esconder-se em Belém enquanto o FMI "ocupava" o país. E esse súbito desaparecimento de cena, como o i dá conta nesta edição, está a irritar inclusivamente os cavaquistas mais empenhados.

Com a doçura que se lhe reconhece, o professor Adriano Moreira disse, em entrevista à Rádio Renascença, que Cavaco Silva tinha uma leitura muito estrita dos poderes constitucionais, contrapondo os exemplos de Mário Soares e até de Jorge Sampaio como antigos chefes de Estado que não se incomodavam com exercer o mandato com impacto público. Nesta edição do i, Francisco Van Zeller vai mais longe e afirma que "o Presidente não está a trabalhar eficazmente". Mesmo sem quaisquer poderes executivos, exigia-se do Presidente que ao menos tivesse uma actuação de "consolo nacional", à imagem e semelhança dos seus poderes simbólicos. Mas nem isso.

Cavaco Silva é, desde 1985, um mestre na gestão da sua carreira política e a verdade é que isso sempre lhe correu da melhor maneira. Mas as comunicações ao país sobre escutas a Belém que não existiram, o intraduzível Estatuto Político-Administrativo dos Açores ou o não veto ao casamento gay parecem, à luz do momento presente, intervenções vindas do outro mundo.

Texto de Ana Sá Lopes

in "Jornal i", 14 Abril 2011

Mona Lisa

Cartoon Elias - 14 Abril 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Buda de Lisboa

Candidato do PSD à Presidência da Assembleia da República

Pedro Passos Coelho, anunciou através do Facebook, que Fernando Nobre tinha aceitado o seu convite para "integrar, como independente, as listas de candidatos a deputados do PSD, encabeçando a lista pelo distrito de Lisboa" e ser "o candidato do PSD a Presidente da Assembleia da República".

Reacções

Morais Sarmento (PSD) - "Estamos a falar do Fernando Nobre que foi mandatário de Francisco Louçã há poucos anos e, portanto, se me perguntar se me revejo nele como segunda figura do Estado, respondo com dificuldade. Por outro lado, como Presidente da Assembleia da República arriscamo-nos a ter um menos bom Presidente e a perder aquilo que poderia ser um óptimo protagonista político na linha da frente, entenda-se, com responsabilidades governativas ou executivas", (...) "O lugar de Presidente da Assembleia da República é um lugar de intervenção passiva, (...) ora Fernando Nobre é, contrariamente ao perfil para Presidente da Assembleia da República, alguém que tem um percurso de acção activa, no terreno, de trabalho, de execução, mais do que de conceptualização política".

Mário Soares (ex-Presidente da República) - "Nunca foi parlamentar (...). Só vendo", (...) "O cargo de Presidente da Assembleia da República, o segundo mais importante na hierarquia do Estado, depois do de Presidente da República, é muito difícil de desempenhar". (...) O deputado social-democrata Mota Amaral foi um bom Presidente da Assembleia da República. A opção de Fernando Nobre não é benéfica para o PSD, uma vez que levanta muitas vozes críticas."

Bernardino Soares (Líder Parlamentar do PCP) - "Fernando Nobre é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas.". (...) "Como os deputados do PCP votarão a anunciada candidatura de Fernando Nobre a Presidente da Assembleia da República (...) Nunca nos pronunciaremos, nunca nos pronunciámos previamente sobre putativos candidatos a cargos numa Assembleia da República que há-de ser eleita daqui a mais de um mês.", (...) "Se considero que Fernando Nobre reúne as condições necessárias para exercer a função de Presidente da Assembleia da República, neste momento não me vou pronunciar sobre essa questão". (...) "A única coisa que tenho a dizer em relação ao Dr. Fernando Nobre é que ele é um candidato de um partido que apoia esta política, que apoia as medidas do FMI, que apoia a questão do aumento dos combustíveis, e que, portanto, é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive e pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas. É um candidato do PSD.".

Ângelo Correia (ex-Ministro do PSD) - "Penso que o Dr. Passos Coelho tomou uma atitude correspondente a um desejo que já era antigo de alargar a base do PSD em termos eleitorais, de modo a conseguir uma ampliação do efeito que decorresse da presença de grupos de independentes com credenciais na vida política portuguesa, com representatividade. Por isso, tendo em conta que o Presidente da AMI e ex-candidato presidencial, corresponde exactamente a esse perfil, a sua entrada para as listas do PSD. É bem-vinda e útil para o PSD e para o país". (...) "As críticas vêm sobretudo de pessoas que ficaram preocupadas, aborrecidas, tristes, pelo facto do Dr. Fernando Nobre aparecer nas listas do PSD, o que significa que teve um efeito político imediato em todas as áreas da esquerda. As críticas feitas são proporcionais à importância da presença de Fernando Nobre nas listas do PSD, ou seja, são positivas".

Outras vozes do PSD se juntaram a estas críticas.

O PSD quer um Governo sem experiência governativa para enfrentar a crise económica que o país atravessa. Vamos longe com esta gente!