sábado, 31 de julho de 2010

Memória Histórica - 31 Julho 2010


DESCRIÇÃO: A Alemanha inicia a República de Weimar. O nazi Hermann Goering dá ordens para a "solução final da questão judaica". Fundado o Partido Nacionalista Basco. Fidel Castro entrega a liderança de Cuba ao irmão, Raul Castro. Nasceram Jean Dubuffet e J.K. Rowling. Antoine de Saint-Exupéry desaparece no Mediterrâneo. James Taylor e "You've got a friend".

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Memória Histórica - 30 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Fundação da cidade de Bagdad. A iluminação a gás chega às ruas de Lisboa. A primeira defenestração de Praga. A invenção dos "Corn Flakes". O último Volkswagen carocha sai das fábricas. Nasceram Emily Brontë, Henry Ford, Eunice Muñoz e Nicolau Breyner. Os Troggs com "Wild Thing".

Memória Histórica - 29 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O casamento real de Carlos e Diana. A Inglaterra derrota a Invencível Armada espanhola. Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris. Assinada a "I Convenção de Genebra". Nasceram Alexis de Tocqueville e Mikis Teodorakis. Os Doors e "Light my fire".

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Memória Histórica - 28 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Início da primeira Guerra Mundial, em 1914. Bombardeamento aliado sobre a cidade de Hamburgo. O IRA declara formalmente o abandono da luta armada. Utilizadas pela primeira vez impressões digitais como meio de identificação. Nasceram Marcel Duchamp e Karl Popper. Morreram Vivaldi e Bach. Judy Garland e "Over the rainbow".

terça-feira, 27 de julho de 2010

Memória Histórica - 27 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O Presidente Spínola reconhece o direito à independência das ex-colónias portuguesas. Morre António de Oliveira Salazar. Criação da NASA. Investigadores canadianos descobrem a causa da diabetes, isolando a insulina. Van Gogh mata-se com um tiro de revólver. Nasceram Manuel Vázquez Montalbán e Pina Bausch. Peggy Lee e "Why don't you do right".

Memória Histórica - 26 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Forças aliadas da II Guerrra Mundial lançam ultimato ao Japão, em Potsdam. Churchill perde as eleições na Inglaterra acabada de sair da guerra. Criada a força especial que deu origem ao FBI. Derrota judicial do Napster. Nasceram George Bernard Shaw, Stanley Kubrick e Mick Jagger. Morreu Eva Perón. Gene Kelly e Judy Garland com "For me and my gal".

domingo, 25 de julho de 2010

Memória Histórica - 25 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Afonso Henriques derrota os muçulmanos na Batalha de Ourique. Partida da esquadra militar para a conquista de Ceuta. Mussolini renuncia à chefia do Governo e das tropas de Itália. Stephenson começa a construir a primeira locomotiva. Nasce Louise Joy Brown, o primeiro bebé-proveta. Início dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Reedição do festival de Woodstock, em 1999. Os Carpenters e "Close to you".

sábado, 24 de julho de 2010

Memória Histórica - 24 Julho 2010


DESCRIÇÃO: As tropas liberais entram em Lisboa, depois de vencerem o cerco miguelista à cidade do Porto. Revelada a cidade perdida de Macchu Picchu. Os mórmones fixam-se na cidade de Salt Lake City. Registada a patente da máquina de impressão rotativa. Nasceram Simon Bolívar, Amelia Earhart, Gus Van Sant. os Survivor e "Eye of the tiger".

Memória Histórica - 23 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O fim da ditadura militar na Grécia. Golpe de Estado no Egipto põe fim à monarquia. O Ayatollah Khomeini proíbe a música rock no Irão. John Dunlop regista a patente do pneu de borracha para revestir as rodas. A descoberta do cometa Hale-Bopp. Tiger Woods torna-se o mais jovem golfista a triunfar num torneio do grand slam. Nasceram Raymond Chandler e Maria João Pires. Morreram D.W. Griffith e Carlos Paredes. Frand Sinatra e "Strangers in the night".

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Primeira Página - Imprensa

Semanário "Sol", n.º 203, 23 Julho 2010
Semanário "Sol/Confidencial", n.º 203, 23 Julho 2010

Memória Histórica - 22 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Início da deportação dos judeus do gueto de Varsóvia. Criação do Fundo Monetário Internacional - FMI. Deng Xiao Ping regressa ao poder na China. Primeira corrida automóvel do mundo. Primeira circumnavegação aérea do planeta. Nasceram Gregor Mendel e Edward Hopper. Os Doors e "LA Woman".

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Miragem Neo-Liberal

Expulsão do Reino

Revisão da Constituição

"Esta não é a ideologia do meu PSD. Estou frontalmente contra e estou no direito de estar contra. Expulsem-me, que é um favor que me fazem" (...) "Entre as razões para discordar do projeto do PSD, o Estado tem que ter responsabilidades para com as classe mais desfavorecidas, nos domínios da saúde da e educação" (...) "Qualquer mudança de Governo tem que estar sujeita ao povo português". - Alberto João Jardim

Esperem para ver... a queda do "Anjo Coelho" e outros.

Memória Histórica - 21 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Sirimavo Bandaranaike, a primeira mulher a exercer o cargo de chefe de governo de um país. Tony Blair torna-se líder do Partido Trabalhista inglês. Eróstrato incendeia o templo de Ártemis, em Éfeso. Inaugurado o comboio trans-siberiano. Lançamento das duas primeiras partes de "O Senhor dos Anéis" e do último volume de Harry Potter. Nasceram Ernest Hemingway, Marshall McLuhan e Diogo Freitas do Amaral. Robert Palmer e "Bad case of loving you".

terça-feira, 20 de julho de 2010

Memória Histórica - 20 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Os primeiros passos do homem na superfície da Lua. Tentativa falhada de assassinato de Hitler. Tropas turcas invadem o norte da Ilha de Chipre. A Junta Militar da Birmânia coloca Aung San Suu Kyi em prisão domiciliária. Nasceu Alberto Santos Dummond. Os Beatles e "Please please me".

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Conspiração Ibérica

Velhas Ideias

Memória Histórica - 19 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Os muçulmanos, liderados por Tarik, invadem a Península Ibérica. Os aliados começam a bombardear Roma. Karadzic retira-se da vida política, como condição para o fim da guerra dos Balcãs. Termina a primeira Volta a França em bicicleta. Abertura dos Jogos Olímpicos de Moscovo, os primeiros num país comunista. Nasceram Edgar Degas e Vladimir Maiakovski. Os Queen e "Another one bites the dust".

domingo, 18 de julho de 2010

Arca do Noé do PSD

Em entrevista ao jornal "Público", Pedro Passos Coelho defende medidas post-it "Ou existe um pensamento vazio sobre a revisão constitucional e só apresentam medidas acessórias que não resolvem os reais problemas ou então existe uma agenda escondida que não se tem coragem de revelar". - Vitalino Canas

As únicas propostas apresentadas por Passos Coelho são algumas alterações ao nível do sistema político, esquecendo a questão social que preocupa os portugueses.

Com este líder fraco, é impensável Portugal seguir em frente!

Que "Deus abençoe Portugal".

Greenpeace - O Mundias dos Incêndios


Segundo dados oficiais do "Ministerio de Medio Ambiente, y Medio Rural y Marino" de Espanha:

Em Espanha houve 18.626 incêndios florestais por ano na última década, ou seja, uma superfície queimada de 123.441 hectares anuais de média.

Tomando como exemplo um campo de futebol que ocupa aproximadamente 1 hectar (110m x 75m como máximo) poderíamos afirmar que nos últimos dez anos queimou-se em Espanha 123.441 campos de futebol por ano.

Isto implica que, no tempo que durou o Mundial de Futebol África do Sul 2010, queimou-se em Espanha uma superfície superior a vinte campos de futebol.

Está na hora de ajudar a Greenpeace a ganhar o combate contra los incêndios florestais no planeta.

Greenpeace - Aconteceu a 07 Julho 2010 em Madrid

Greepeace - Repensar o Ambiente

Estádio Internacional de Al-Kahder

Porreiro Pá!

O novo estádio da cidade de Al-Kahder, nos arredores de Belém, na Cisjordânia, cuja construção foi financiada por Portugal, através do Instituto Português de Cooperação para o Desenvolvimento. O recinto custou dois milhões de dólares, tem capacidade para seis mil espectadores, é certificado pela FIFA e dispõe de piso sintético e iluminação. A cerimónia de inauguração abrio com uma marcha de escuteiros locais, conduzindo as bandeiras de Portugal e da Palestina, e a execução dos respectivos hinos nacionais.

Memória Histórica - 18 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O nascimento da Fundação Calouste Gulbenkian. Morreu o Padre António Vieira. Nasceu Nelson Mandela. O grande incêndio de Roma. Adolf Hitler publicou "Mein Kampf". Início da Guerra Civil de Espanha. A ginasta Nadia Comaneci conseguiu o primeiro 10 perfeito da história. Os Rolling Stones e "Not fade away".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Primeira Página - Imprensa

Semanário "Sol", n.º 202, 16 Julho 2010
Semanário "Sol/Confidencial", n.º 202, 16 Julho 2010

Memória Histórica - 16 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Partida da Apolo XI em direcção à Lua. Canonização de S. Francisco de Assis. Criado pela primeira vez na Europa dinheiro feito de papel - as notas. O primeiro parquímetro. Mozart estreia a sua primeira ópera, "O Rapto do Serralho". Nasceram Roald Amundsen e Ginger Rogers e Stuart Copeland. Os Mler Ife Dada com "Zuvi Zeva Novi".

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Debate do Estado da Nação - A Razão da Culpa

Governo e oposição fazem hoje o diagnóstico do Estado da Nação, num debate na Assembleia da República em que a crise deverá assumir o papel central das intervenções

O "Debate do Estado da Nação" marca o encerramento simbólico da primeira Sessão Legislativa da XI Legislatura, uma das mais "produtivas" dos últimos anos, durante a qual mais de 700 diplomas já deram entrada na Assembleia da República.
Antes do polémico "Debate da Nação", já se ouvem vozes de confronto.

"A actual crise representa a factura das fantasias e das irresponsabilidades socialistas": "Os portugueses pagam cada vez mais impostos e sentem que o Estado se mostra cada vez mais incapaz de prestar serviços às populações". - Líder Parlamentar PSD, Miguel Macedo.

"Num contexto de equilíbrio difícil, entre a questão orçamental e a promoção do crescimento económico e da justiça social, creio que o Governo está a fazer o seu caminho, que é duro, exigente, mas está a ser percorrido". - Líder Parlamentar PS, Francisco Assis.

"Um país em crise em que quem tem sido chamado a pagar a factura mais elevada do ponto de vista económico, têm sido as pequenas e médias empresas e a classe média". - CDS/PP

"O que se encontra fora das paredes de São Bento é um estado de grande desânimo por parte da generalidade da população, a quem foi feito um diagnóstico aquando das eleições, que se provou ser um diagnóstico falso, desde logo em relação ao valor do défice". - Líder Parlamentar BE, José Manuel Pureza.

"Estamos a construir um país que tem dificuldades em ter desenvolvimento e crescimento económico e que acrescenta a isso uma grande desigualdade social, que é crescente e que bem se verifica na contradição entre as cada vez mais pequenas e limitadas prestações sociais e os lucros cada vez maiores dos grandes grupos económicos e do sector financeiro em particular". - Líder Parlamentar PCP, Bernardino Soares.

"O que existe é um país prostrado em termos económicos e sociais". - Os Verdes.

A não perder no "Canal Parlamento", às 15:00H.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PSD Nublado

Bullying - Violência Escolar

Uma triste realidade


Um exemplo representativo ao que acontece a alguns menores em certas escolas.

É um vídeo realizado por eles próprios, de uma maneira colaborativa e actuando como actores do que sucede a outros menores.

A importância deste trabalho reside na elaboração por parte deles próprios, na aprendizagem das causas e consequências através deste trabalho, na representação de um processo onde muitos menores são vexados e humilhados e até espancados, e ao mesmo tempo, é uma maneira de fazê-los tomar consciência do problema e implicar-los.

Temos que lutar contra este procedimento e lutar contra o silêncio das suas vítimas.

Nem a vítima, nem os "observadores" conscientes do problema, saem a dizer algo.

Velhas Estratégias

Memória Histórica - 14 Julho 2010


DESCRIÇÃO: A tomada da Bastilha, durante a Revolução francesa. Os nazis aprovam a Lei da Higiene Racial. Lançamento da sonda Mariner 4. Criado o termo 'MP3'. Nasceram Gustav Klimt e Ingmar Bergmann. Donna Summer com "Bad Girls".

terça-feira, 13 de julho de 2010

Marionete do PSD

Assis desvaloriza «espécie de ameaça» de Passos Coelho
O líder da bancada parlamentar do PS, Francisco Assis, acusou hoje Pedro Passos Coelho de lançar "uma espécie de ameaça de Verão de uma crise de Outono" e declarou que o PSD defende a morte do Estado social
Francisco Assis considerou que "as jornadas parlamentares do PSD decorreram num tom exageradamente sombrio, revelando e projetando um excessivo pessimismo em relação ao futuro" do país.

"Hoje o discurso de Passos Coelho teve um lado mais positivo que teve a ver com a clareza progressivamente mais notória das propostas políticas que apresenta ao país e que vão num sentido muito claro. O PSD radicalizou-se numa perspetiva ultra liberal do ponto de vista económico e do ponto de vista social", condenou.

Para o líder da bancada do PS, esta atitude conduz "a um recuo brutal do Estado social", já que "quando de fala de liberdade de escolha o que se esta a falar é de um sistema social a duas velocidades", considerando que "uma coisa é modernizar o estado social, outra coisa é matar o estado social" e que aquilo que Passos Coelho preconiza é pô-lo em causa "nos seus aspetos fundamentais", em nome de uma "suposta" liberdade de escolha.

"Quero realçar que há algum mérito em apresentar com toda a clareza estas posições, isto significa que os portugueses estão agora em melhores condições para compreender o que distingue o PS do PSD", afirmou Francisco Assis, considerando que isto não altera "o sentido de responsabilidade" apesar das divergências programáticas entre partidos.

Em reação às palavras Passos Coelho, Assis considerou que "o aspeto mais negativo" do discurso do líder do PSD teve a ver com aviso que deixou ao Governo de que o partido não viabilizará o Orçamento do Estado para 2011 se este incluir cortes nas deduções fiscais com a saúde e educação.

"Foi com alguma estupefação que verificamos que Passos Coelho veio agora com uma espécie de ameaça de verão de uma crise de outono quando diz que o PSD não está disposto a aprovar um orçamento que, entre outras coisas, incluiu uma alteração da política em matéria de benefícios fiscais justamente no sentido daquilo que consta do PEC que nós recentemente discutimos», explicou.

Segundo o líder da bancada parlamentar do PS "é sabido" que as alterações nesta área não são para "acabar pura e simplesmente com os benefícios fiscais" mas sim para "introduzir maior rigor, maior exigência e maior justiça social na aplicação" dos benefícios.

"É em nome da justiça social, num momento de crise e que pedimos sacrifícios a todos, que nós queremos introduzir uma modificação nessa questão dos benefícios fiscais", realçou.

Assis recordou que esta matéria "consta do PEC e foi discutida na Assembleia da República", considerando que "não faz muito sentido que o líder do PSD venha agora dizer, em forma de ameaça que a não concretização de alguma coisa que consta do PEC é a condição necessária para que o PSD dê o seu contributo para a aprovação" do Orçamento do Estado para 2011.

"Estamos no início do Verão, ainda muito longe do momento em que vamos discutir e votar o orçamento, e esperemos que esta ameaça não passe disso mesmo: ameaça estival de uma crise a não concretizar no momento em que o orçamento vai ser discutido, lá para o Outono", enfatizou.

in "Lusa/Sol", 13 Julho 2010

Itenirário - Espanha

Lisboa / Madrid / Lisboa

Memória Histórica - 13 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O dia do Concerto "Live Aid". Assinatura do Tratado de Berlim de 1878. A morte de Marat. Colocação do célebre letreiro de Hollywood. Nasceu Harrison Ford. Morreu Compay Segundo. Frank Sinatra e "From the bottom of my heart".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Comunicado de Paulo Nozolino e a devolução do Prémio à AICA/MC


COMUNICADO

Recuso na sua totalidade o Prémio AICA/MC 2009 em repúdio pelo comportamento obsceno e de má fé que caracteriza a actuação do Estado português na efectiva atribuição do valor monetário do mesmo. O Estado, representado na figura do Ministério da Cultura (DGARTES), em vez de premiar um artista reconhecido por um júri idóneo pune-o! Ao abrigo de “um parecer” obscuro do Ministério das Finanças, todos os prémios de teor literário, artístico e científico não sujeitos a concurso são taxados em 10% em sede de IRS, ao contrário do que acontece com todos os prémios do mesmo cariz abertos a candidaturas.

A saber: Quem concorre para ganhar um prémio está isento de impostos pelo Código de IRS.

Quem, sem pedir, é premiado tem que dividir o seu valor com o Estado!

Na cerimónia de atribuição do Prémio foi-me entregue um envelope não com o esperado cheque de dez mil euros, como anunciado publicamente, mas sim com uma promessa de transferência bancária dessa mesma soma, assinada por Jorge Barreto Xavier, Director Geral das Artes. No dia seguinte, depois do espectáculo, das luzes e do social, recebo um e-mail exigindo-me que fornecesse, para que essa transferência fosse efectuada, certidões actualizadas da minha situação contributiva e tributária, bem como o preenchimento de uma nota de honorários, onde me aplicam a mencionada taxa de 10%, cuja existência é justificada pelo Director Geral das Artes como decorrendo de um pedido efectuado por aquela entidade à Direcção-Geral dos Impostos para emitir “um parecer no sentido de que, regra geral, o valor destes prémios fosse sujeito a IRS”.

Tomo o pedido de apresentação das certidões como uma acusação da parte do Estado de que não tenho a minha situação fiscal em dia e considero esse pedido uma atitude de má fé. A nota de honorários implica que prestei serviços à DGARTES. Não é verdade. Nunca poderia assinar tal documento.

Se tivesse sido informado do presente envenenado em que tudo isto consiste não teria aceite passar por esta charada.

Nunca, em todos os prémios que recebi, privados ou públicos, no país ou no estrangeiro, senti esta desconfiança e mesquinhez. É a primeira vez que sinto a burocracia e a avidez da parte de quem pretende premiar Arte. Não vou permitir ser aproveitado por um Ministério da Cultura ao qual nunca pedi nada. Recuso a penhora do meu nome e obra com estas perversas condições.

Devolvo o diploma à AICA, rejeito o dinheiro do Estado e exijo não constar do historial deste prémio.

Paulo Nozolino
1 de Julho de 2010

Felizmente ainda há gente que não se curva. Com esta atitude merece respeito.

O Viajante Económico


Depois dos Açores em passeio a Cabo-Verde e agora rumo a Angola.
Não pára este Presidente.

Memória Histórica - 12 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Os Rolling Stones apresentam-se em público pela primeira vez. Elvis Presley assina o seu primeiro contrato musical. Nasceu o pensador e humanista Erasmo de Roterdão. São Tomé e Príncipe tornou-se república independente. Nasceu Amedeo Modigliani. Zager & Evans com "In the year 2525".

Beija-Mão à Portuguesa


Trastes sem vergonha. Beijam a mão e ainda se riem deles.

Memória Histórica - 11 Julho 2010


DESCRIÇÃO: O massacre de Srbrenica. A população mundial ultrapassa os 5 biliões. Descoberta dos exércitos de terracota da China. Eclipse total do Sol de 1987. Nasceram Giorgio Armani e Suzanne Vega. David Bowie e "Space Oddity".

sábado, 10 de julho de 2010

Maioria concorda com uso da "Golden Share"

O Barómetro da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença revela que portugueses estão de acordo com a actuação de José Sócrates no caso PT-Telefónica.

A actuação do Governo de José Sócrates pode merecer a censura de Bruxelas, mas uma confortável maioria dos portugueses está de acordo quanto à decisão de impedir a venda da Vivo à espanhola Telefónica.

De acordo com a sondagem, 64% dos inquiridos dizem que o Estado fez bem em usar os direitos especiais para impedir a compra da operadora telefónica no Brasil pela Telefónica.

Apenas 20,9% dos inquiridos opta por responder o contrário, ou seja, que o Estado fez mal.

Ficha técnica

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 1 a 6 de Julho de 2010.

Entrevistas telefónicas realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados.

O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte - 20,4%; Área Metropolitana do Porto - 14,3%; Centro - 30,2%; Área Metropolitana de Lisboa - 25,3%; Sul - 9,8%), num total de 1035 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1269 tentativas de entrevistas e, destas, 234 (18,4%) não aceitaram colaborar neste estudo de opinião.

Foram validadas 1035 entrevistas, correspondendo a 81,6% das tentativas realizadas.

A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo.

Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo (feminino - 51,5%; masculino - 48,5%) e, no que concerne à faixa etária (dos 18 aos 30 anos - 19,5%; dos 31 aos 59 - 49,6%; com 60 anos ou mais - 30,9%). O erro máximo da amostra é de 3,05%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

in "Expresso", 09 Julho 2010

Memória Histórica - 10 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Nasceu o reformador João Calvino. Os aliados iniciam a invasão da Sicília. Lançado o Telstar, satélite de comunicações. Nils Bolin recebe a patente do cinto de segurança com três pontos de fixação. Boris Ieltsin tornou-se o primeiro Presidente eleito da Rússia. Nasceu Marcel Proust. Morreu o imperador Adriano. Billie Holiday e "Billie's blues".

Quadro com autópsia de Nelson Mandela causa polémica

Uma pintura que mostra o corpo de Nelson Mandela a ser submetido a uma autópsia foi condenado pelo partido dominante na África do Sul.
O ANC - Congresso Nacional Africano declarou que a peça, que está a ser completada num centro comercial de Joanesburgo, viola a dignidade de Mandela.

A tela mostra o corpo do líder histórico a ser cortado, enquanto líderes proeminentes se juntam à sua volta.

O artista, Yiull Damaso, diz que o seu objectivo é fazer com que as pessoas enfrentem a morte. "Nelson Mandela é um grande homem mas ele é apenas um homem... A eventual morte de Mandela é algo que teremos de enfrentar enquanto indivíduos, enquanto nação", declarou.

Segundo a correspondente da BBC no país, Pumza Fihlani, conversas sobre a morte de Mandela são tabu e vistas como desrespeitosas devido ao seu estatuto de ícone.
in "Sol", 09 Julho 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Que "Deus Proteja Portugal"!

Dizem os espanhóis Aznar, Esperanza Aguirre e Mariano Rajoy que é o próximo Primeiro-Ministro.

Que "Deus Proteja Portugal"!.

Cristo de Saramago encerra "Playboy" em Portugal

A polémica está servida!
Eis a capa da edição de Julho da "Playboy" portuguesa, naquela que pretendia ser uma homenagem ao Nobel da Literatura recentemente desaparecido, mas a polémica suscitada pelas imagens poderá ditar o encerramento da edição portuguesa.


Jesus Cristo sentado numa cama com uma mulher despida nos braços. Gravado na cabeceira, o título da obra de José Saramago, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

Alegando não ter tido conhecimento prévio da polémica imagem, a Vice-Presidente da Playboy Entertainment, Theresa Hennessy , já veio dizer que se trata de "uma violação chocante das normas" e que "devido a esta e a outras questões com os editores portugueses, estamos prestes a rescindir o acordo".

A administração da Frestacom, detentora da "Playboy", explicou hoje a capa polémica da edição de Julho como um "ensaio original" e "único" sobre José Saramago, dizendo que não foi notificada pela "Playboy" internacional para encerrar como foi noticiado.

Em comunicado, a Frestacom explica que a capa da "Playboy", onde se vê Cristo junto de uma mulher seminua ao lado do título do livro de José Saramago "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", pretende ser uma "última homenagem" ao escritor recentemente falecido.

Prostituta, lésbicas e colegial

Mas se a imagem da capa está a suscitar polémica, as que surgem no interior da revista só lançam mais gasolina na fogueira.

Nas páginas interiores, Jesus Cristo é visto ao lado de uma prostituta, a observar duas lésbicas a trocarem carícias e ainda junto de uma mulher a usar a saia típica de uma colegial, mas com os seios à mostra.

"Não vimos nem aprovámos a capa e restantes fotografias. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação se tivéssemos conhecimento antecipado", afirmou Theresa Hennessy.

Conceito não foi captado

Admitindo tratar-se de um conteúdo "forte", a administração da "Playboy" portuguesa explica que o objectivo era transmitir uma mensagem "igualmente forte, sem necessidade de legendas".

"Aparentemente, algumas pessoas ainda não captaram a verdadeira essência e conceito da revista", lamenta a Frestacom, que se "espanta" com a "atenção dada ao imediato em detrimento da análise profunda" que, sublinham os responsáveis, é transmitida na produção fotográfica.

Alguns órgãos de media noticiaram hoje que a "Playboy" internacional" ficou desagradada com as imagens da capa da revista de Portugal e decidiu encerrar a edição.

A Frestacom refere, no entanto, que, "até à data não existe qualquer notificação por parte da Playboy Enterprises" referente à edição portuguesa da revista.
Edição de Agosto em marcha.

Contactados pela Lusa, tanto o Vice-Presidente da Frestacom, Gil Teixeira, como o Director da revista em Portugal, João Araújo, garantiram que "não está em causa" o fecho da revista e que a equipa da revista está a trabalhar no próximo número.

Assegurando que não recebeu "informação nenhuma" da administração internacional da revista, João Araújo afirmou estar a trabalhar "com a maior da normalidade".

Primeira Página - Imprensa

Semanário "Sol", n.º 201, 08 Julho 2010
Semanário "Sol/Confidencial", n.º 201, 08 Julho 2010

Don't cry for me Maradona


Um vídeo de animação que mostra o seleccionador argentino a chorar e a despir-se ao som da popular música "Don’t cry for me Argentina"

Diego Maradona tinha prometido despir-se no mais importante monumento da Avenida Nove de Julho, na capital Buenos Aires se a Argentina saísse vitoriosa do Campeonato do Mundo.

Mas, visto que a selecção argentina foi derrotada pela Alemanha nos quartos-de-final, os vizinhos brasileiros - a rivalidade entre os dois países é histórica - resolveram cumprir parte da promessa do seleccionador "alviceleste".

Memória Histórica - 09 Julho 2010


DESCRIÇÃO: As tropas liberais de D. Pedro põem fim ao Cerco do Porto. Primeira operação de peito aberto ao coração. Johnny Weissmüller quebra pela primeira vez a barreira de 1 minuto a nadar 100 metros livres. Um tsunami gigantesco atinge a baía de Lituya, no Alasca. Estudantes iranianos saem à rua em protesto, exigindo reformas e liberdade de imprensa. Nasceu Tom Hanks. Morreu Vinicius de Moraes. Os Police com "Every breath you take".

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apresentação de Passos Coelho

A Presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, na III Jornada da "Campus FAES 2010", para apresentar Pedro Passos Coelho.

O que não passa nas nossas Televisões.



Os Incumpridores

Espanha esteve três anos para abrir mão da "Golden Share"

Apontado ontem pelo Banco Mundial como um dos países mais proteccionistas da OCDE, o Estado espanhol demorou três anos para cumprir a decisão do Tribunal de Justiça Europeu (TJE), que decretava a ilegalidade das golden shares na Telefónica, Repsol, Endesa, Argentaria e Tabacalera. A ordem foi anunciada em 2003, mas só foi acatada em 2006. Durante estes três anos, o Governo de Madrid continuou a influenciar os destinos destas empresas, particularmente o da Telefónica. A fusão da operadora com a holandesa KPN foi travada por decisão de Aznar, que temia a perda de controlo espanhol sobre a operadora.

Alemanha - Volkswagen

Um dos casos mais flagrantes de desrespeito às posições do Tribunal de Justiça Europeu é o do Estado alemão em relação à Volkswagen. Depois de várias advertências, o tribunal decidiu, em 2007, que a Alemanha teria de se desfazer da posição privilegiada que tinha na empresa, mas o Executivo germânico optou por não acatar a ordem. Ainda hoje mantém a "minoria de bloqueio" no capital da empresa.

Holanda - Royal KPN/TNT

Dois anos. Foi este o tempo levou ao Estado holandês a respeitar a ordem do Tribunal de Justiça Europeu que determinava o fim das golden shares na empresa de telecomunicações Royal KPN e na companhia de correios TNT. Apesar de a decisão daquele tribunal ter sido anunciada no início de 2003, só em Dezembro de 2005 é que o Governo se desfez destas participações.

Reino Unido - British Airport Authorities

O Estado britânico foi o mais rápido a responder à decisão do TJE, tendo vendido a golden share que tinha na British Airport Authorities em apenas três meses. A rapidez de resposta deixou a BAA mais vulnerável a "ataques" externos e, em 2006, três anos após o fim da golden share, a empresa foi comprada pela espanhola Ferrovial.

Itália - Telecom Itália

Condenado há mais de um ano pelo Tribunal de Justiça Europeu pelo uso indevido da golden share no bloqueio do negócio entre a Telecom Itália e a espanhola Telefónica, o Estado italiano continua sem fazer alterações à sua posição privilegiada. O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, já fez saber que não pretende desfazer-se da golden share.

Não esquecer que a "FAES Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales," e o seu Presidente José María Aznar teve como convidado muito especial esta semana o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, na Conferência Campus Faes 2010.

The Patriot Golden Share

Pilatos PT...

"Há momentos em que os líderes políticos não podem apostar em triplas e muito menos podem comportar-se com uma posição clássica daquela grande figura do comentário político", José Sócrates numa alusão também indirecta a Marcelo Rebelo de Sousa e à posição que este adoptou sobre o aborto – "é mau mas pode-se fazer".

"O Estado Português votou contra porque defendeu os interesses nacionais, não se envergonha de defender o interesse geral – e essa é a nossa obrigação. Uma coisa nunca faremos é agir como Pilatos lavando as mãos e dizendo: sim o negócio é mau mas pode-se fazer; sim, a "golden share" existe, mas não deve ser usada. Isso connosco nunca: ou sim ou sopas" - José Sócrates.

Aguardemos por mais estratégias vindas da "FAES - Fundación para el análisis y los estudios sociales", de Aznar, Rajoy e Esperanza Aguirre, onde Passos Coelho participou como orador "Un proyecto de futuro para Portugal", em co-autoria com Esperanza Aguirre, Presidente da Comunidade de Madrid.

Tive oportunidade de ler esta co-autoria e é bastante curiosa!

Memória Histórica - 08 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Partida da armada que descobriu o "Ccaminho Marítimo para a Índia" sob o comando de Vasco da Gama. Desembarque do Mindelo, durante as Guerras Liberais. Tensão política em Timor-Leste leva o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri a pedir a demissão. Morreu Amélia Rey Colaço. Saíu o primeiro número do "Wall Street Journal". Nasceram Manuel de Arriaga e Beck. David Withers e "Lean on me".

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Triste fim de um ídolo

Telecom- Golden Share


A Comissão Europeia vai bombardear a decisão da AG da PT, exigindo ao Estado português que abdique da sua "Golden Share", ou seja, que não tenha nenhuma palavra sobre o interesse estratégico da economia portuguesa. É preciso enfrentá-la nos tribunais e conselhos europeus.

"O Governo não abdica de nenhum instrumento disponível para defender os interesses estratégicos de Portugal" (...) "Se alguém não sabia disso, agora ficou a saber". José Sócrates

"Não podemos continuar a permitir que a União Europeia ataque as economias de cada país, impedindo que a democracia possa funcionar e decidir sobre interesses estratégicos da economia e, é por isso, que é preciso contrariar esta vontade da Comissão Europeia de proteger os interesses da Telefónica e sobretudo de liberalizar o mercado para destroçar as economias nacionais" (...) "Caso contrário, haverá uma ou duas telefónicas na Europa que vão dominar todos os outros países, que não terão capacidade tecnológica e, portanto, não poderão fazer escolhas nem sequer criar competências". Francisco Louçã

Memória Histórica - 07 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Atentados terroristas de 2005 em Londres. Vasco da Gama nomeado Capitão-Mor da armada que descobriu o "Caminho Marítimo para a Índia". Colocado pela primeira vez à venda o pão fatiado. Criados os parafusos Philips. Boris Becker vence o torneio de Wimbledon com apenas 17 anos. Cerimónia fúnebre de homenagem a Michael Jackson. Nasceram Gustav Mahler, Marc Chagall. Prince e "Purple Rain".

terça-feira, 6 de julho de 2010

Memória Histórica - 06 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Descoberta da vacina contra a raiva. Diogo Cão chega à foz do Rio Congo. Surgiu o dólar americano. Nasceram Frida Kahlo, o Dalai Lama e George W. Bush. Morreu William Faulkner. A orquestra de Benny Goodman e "Sing sing sing".

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tenho Uma pergunta Para Vocês!

O Presidente do Parlamento Europeu "vai pedir explicações às autoridades portuguesas" por estar ciente de que os deputados europeus não receberam convites para a Cerimónia Comemorativa dos 25 anos de Adesão de Portugal à Comunidade Europeia.

... e a resposta é... Estamos em Crise Senhor Presidente! Os Deputados querem é mais viagens e ajudas de custos!

Jornadas Parlamentares do PS - Reflexão Futuro Europa


As Jornadas Parlamentares do PS arrancam hoje, em Lisboa, para fazer "uma reflexão profunda" sobre o futuro da Europa.

À tarde, é a vez do ex-Presidente da República e fundador do PS Mário Soares intervir sobre "A Crise e o Futuro".

Sobre "A Resposta Europeia à Crise" intervirão o socialista António Vitorino, Presidente da Fundação Res Pública, o Secretário-Geral da UGT, João Proença e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Na terça-feira, o Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva e o socialista Paulo Pedroso, debatem com os deputados do PS "O futuro da Esquerda Democrática", com o encerramento a cargo do Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS, José Sócrates.

Aguardemos pelos resultados.

Memória Histórica - 05 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Primeira apresentação do biquini causa sensação. Newton publica os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural". António Salazar nomeado Presidente do Conselho de Ministros. Nasceu a ovelha Dolly. Cabo-Verde tornou-se República independente. A estreia de "Seinfeld". Nasceu Jean Cocteau. Percy Faith e "Delicado".

domingo, 4 de julho de 2010

Memória Histórica - 04 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Nasce "Alice no País das Maravilhas". Walt Whitman publica as "Folhas de Erva". Assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Israelitas levam a cabo a "Operação Entebbe". A "Sonda Mars Pathfinder" aterra no solo de Marte. Coreia do Norte provoca crise ao lançar mísseis de teste. Nasceram Manolete, Di Stefano e Ute Lemper. Os Beach Boys e "I get around".

sábado, 3 de julho de 2010

Vivamos Um Sonho - I Love You

Pedro e Paulo já conversaram.

Paulo queria um acordo pré-matrimonial mas o Pedro quer continuar solteiro.

Pedro tenciona olhar para Paulo como "um noivo satélite que merece ser tratado com muito carinho".

Pedro conta com Paulo... depois das eleições...

Vá de Férias Cá Dentro!

Memória Histórica - 03 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Karl Benz dá o primeiro passeio num automóvel. "Batalha de Gettysburg" decide o rumo da Guerra Civil dos EUA. Primeiros passos do Dow Jones. A Argélia torna-se independente. Morreram Franz Kafka e Jim Morrison. Os Human League e "Don't you want me".

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Memória Histórica - 02 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Guiglielmo Marconi recebe a patente do rádio. Thomas Savery e a máquina a vapor. O primeiro voo do Zepelim. O Presidente Lyndon Johnson assina a Lei dos Direitos Civis americanos. O Ministro Manuel Pinho faz no Parlamento Português um gesto que o leva à demissão. Morreram Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner Andresen. Em 2005, o Concerto "Live8" juntou estrelas de todo o mundo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nick Brandt - Retratos de La Vida Animal Africana


Num continente infestado de conflitos humanos, Nick Brandt apresenta-nos os animais como os grandes senhores do mesmo de uma extrema beleza.

Não estamos sós no mundo!
Veja também aqui http://videos.sapo.pt/LOAWPmn1u2C8HpwD2aLW

Crise em Portugal... É Pura Mentira!

Vejemos...


in "Diário da República, 2ª Série, n.º 95, 17 Maio 2010"

Data de Nascimento: 1983
Nomeação: Sem Concurso
Remuneração: 4.088 Euros mês
Outros: Ganha mais que um General!

Porreiro Pá!

Memória Histórica - 01 Julho 2010


DESCRIÇÃO: Publicado o primeiro volume da "Enciclopédia" de Diderot. Darwin e Wallace apresentam os seus estudos sobre a origem e evolução das espécies. Abolida a "Pena de Morte" para crimes civis em Portugal. A SONY lança o Walkman. Yasser Arafat regressa à Palestina. Bandeira chinesa é hasteada em Hong Kong, em 1997. Nasceram Amália Rodrigues, George Sand, Estée Lauder, Diana Spencer, princesa de Gales. Morreu Marlon Brando. Bing Crosby e "I'll be seing you".